Intel usará chips de 2nm da TSMC em CPUs Nova Lake no futuro

Intel usará chips de 2nm da TSMC em CPUs Nova Lake no futuroFelipe Vidal

Segundo informações do Taiwan Economic Daily, a Intel é uma das empresas a receber uma generosa fatia das remessas de chips de 2 nm fabricados pela TSMC. A litografia alimentará os processadores da geração Nova Lake, ainda bem distantes do lançamento, e também será parte importante dos chips dos iPhones no futuro.

A primeira remessa da tecnologia de 2 nm da TSMC é esperada para entrar em produção apenas em 2025 e terá prioridade inicial para a Maçã. No entanto, o time azul quer um pedaço desse bolo e deve utilizar a tecnologia em um futuro relativamente distante quando as CPUs Nova Lake chegarem ao mercado.

A Intel ainda não detalhou os Nova oficialmente, mas alguns vazamentos apontam que esses produtos chegarão apenas após o lançamento dos Panther Lake em 2025, ou seja, mirando uma janela em 2026. A respeito das especificações, pouco se sabe sobre essa geração, mas a configuração de núcleos inicial é de 16 cores de Performance, 32 de Eficiência e 4 de baixo consumo energético.

– Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Intel quer chips mais maduros

Apesar de pedir ajuda para a TSMC, a Intel está ganhando mais maturidade em seus próprios processos de fabricação. Para 2024, a companhia deve lançar os processadores Arrow Lake de desktop em litografia 20A, de 2 nm. Ainda no fim deste ano, a expectativa é que a Intel também lance as CPUs Lunar Lake de notebooks, mas fabricado em litografia 18A de 1,8 nm.

O Taiwan Economic Daily ainda informa que a Apple larga na frente na disputa pelos chips da TSMC. As duas companhias têm uma parceria forte e os insumos seriam destinados, principalmente, para o próximo processador A Bionic que equipará o vindouro iPhone 17 Pro, mas que muito provavelmente deve dar as caras em outros produtos premium no futuro.

Por enquanto, os interessados em ver os chips de 2 nm da TSMC em ação nos processadores Nova Lake e no iPhone 17 Pro precisarão esperar alguns anos até que esses modelos sejam oficialmente lançados.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.