Google tira do ar a coleção de papéis de parede do Earth View

Google tira do ar a coleção de papéis de parede do Earth ViewGuilherme Haas

O Google tirou do ar o site “Earth View” com a coleção de papéis de parede feita de imagens da Terra registradas por satélite. Ao tentar acessar o endereço na web, as pessoas encontram uma página de erro 404 que indica que a URL não está mais disponível no servidor.

A Big Tech não deu explicações sobre a interrupção do servidor nem informou se o acervo ficará disponível em outro canal. Além do site, as imagens do Earth View eram exibidas em aparelhos Chromecast quando entravam em modo de repouso e também podiam ser conferidas no aplicativo Planos de fundo do Google para Android.

Extensão Earth View para Chrome

Curiosamente, a versão do Earth View como extensão para o navegador Google Chrome ainda está disponível — apesar de uma limitação na apresentação das imagens.

– Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia. –

Anteriormente, ao abrir uma nova aba ou janela com a extensão ativada, era possível ver uma coleção de papéis de parede criadas com imagens capturadas via satélite. Agora, apenas um novo registro é exibido por vez, ou seja, uma nova imagem do Earth View é apresentada a cada nova aba ou janela aberta pelo usuário.

No canto superior direito do papel de parede, é possível clicar em ícone de histórico para conferir as últimas imagens carregadas pela extensão, e assim ainda ter acesso a uma coleção da ferramenta.

Porém, os recursos de compartilhamento e download, bem como os links de galeria e mapa pelo menu de opções (três linhas) não estão mais disponíveis.

A última grande atualização do Earth View ocorreu em fevereiro de 2020 quando o Google adicionou mais de mil papéis de parede à plataforma.

Os materiais apresentavam diversos pontos da Terra em imagens aprimoradas a partir dos registros por satélite, com a opção de conferir o local através da ferramenta Google Earth (este ainda disponível em earth.google.com).

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.