Parintins, interior do AM, registra aumento nos casos de febre Oropouche


Em 2024, 12 casos já foram confirmados na cidade. Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, de Parintins.
Jean Beltrão/Rede Amazônica
O município de Parintins, interior do Amazonas, registrou um aumento nos casos de febre Oropouche. A cidade já confirmou 12 casos da doença, em 2024, segundo a Secretaria de Saúde Municipal.
A febre Oropouche tem os sintomas parecidos com a dengue e a chikungunya. A doença infecciosa é transmitida por um mosquito conhecido de maruim ou meruim.
No dia 9 de janeiro, Parintins registrou os dois primeiros casos da febre. Os casos foram identificados no Hospital Jofre Cohen, mas segundo a secretaria de saúde, teriam sido importados de outros municípios.
“Tem a circulação viral no município de Parintins”, ressaltou a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Elaine Pires.
Até o momento, o município confirmou 12 casos da febre Oropouche. Ainda segundo o órgão de saúde da cidade, todos os casos foram tratados e nenhum evoluiu para um quadro mais grave.
Febre Oropouche
O Amazonas registrou quase 200 casos de febre do Mayaro e Oropouche entre dezembro e 4 de janeiro, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
A febre Oropouche, é uma arbovirose, transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou meruim. Outros vetores também podem transmitir o vírus oropouche. Os hospedeiros do vírus são primatas e bichos-preguiça.
Os sintomas são semelhantes ao da dengue, como dor de cabeça, dor muscular, dor na articulação, tonturas, náuseas e diarreia.
*Com informações de Jean Beltrão da Rede Amazônica.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.