Prefeito preso em operação contra corrupção é suspenso do cargo por 6 meses, determina TJSC


Presidente da Câmara de Barra Velha assumiu posto, após vice-prefeito declinar. Douglas Elias Costa está entre 18 prefeitos de cidades de SC presos em 1 ano e 2 meses. Prefeito Douglas Elias Costa (PL)
Prefeitura de Barra Velha/Divulgação
Douglas Elias Costa (PL), prefeito de Barra Velha, foi suspenso do cargo por seis meses a partir de determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ele foi preso na última semana na Operação Travessia, que investiga um esquema de corrupção na cidade. No lugar dele, assumiu o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Pontes (PSD).
Costa é um dos 18 prefeitos de municípios de Santa Catarina presos no período de um ano e dois meses (veja a lista mais abaixo). Na operação Travessia, além dele, dois secretários foram presos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O g1 entrou em contato com o advogado de Costa, Wilson Pereira Junior, e não havia obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Quando houve a prisão, na quarta-feira (24), o defensor disse que o preso colaborou com a investigação, mas não deu detalhes porque o caso está em segredo de Justiça.
Prefeito de Barra Velha é suspenso do cargo e presidente da Câmara assume posto
Na prefeitura, o presidente da Câmara de Barra Velha assumiu o cargo de prefeito após o vice-prefeito, Eduardo Peres, declinar. A oficialização de Pontes ocorreu na tarde de sexta-feira (26), conforme a prefeitura.
Operação Travessia
Os crimes investigados são organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações referentes a construção de uma ponte na cidade. A Operação Travessia foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
O órgão não detalhou a atuação do prefeito e outros investigados no caso, reforçando que a investigação corre em segredo de Justiça.
A apuração começou em fevereiro de 2023 a partir de suspeitas de que agentes públicos e empresários estavam envolvidos em crimes e corrupção.
“Em contrapartida, é investigado o recebimento pelos agentes públicos de vantagens indevidas dos empresários contratados, às custas de aditivos em série e medições supervalorizadas”, detalhou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Prefeitos presos em Santa Catarina
Além de Costa, foi preso na semana passada Ari Bagúio (PL), prefeito de Ponte Alta do Norte, no Oeste de Santa Catarina. Ele também foi alvo de uma operação que investiga uma suspeita de esquema de corrupção.
Desde dezembro de 2022, Santa Catarina contabiliza 18 prefeitos detidos.
Os 16 anteriores foram presos em decorrência da Operação Mensageiro, que investigou um esquema envolvendo corrupção em contratos de limpeza urbana em cidades de várias regiões do estado.
Veja os prefeitos presos em Santa Catarina:
Ari Bagúio (PL), de Ponte Alta do Norte
Douglas Elias Costa (PL), de Barra Velha
Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva
Antônio Rodrigues (PP), de Balneário Barra do Sul
Antônio Ceron (PSD), de Lages
Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo
Marlon Neuber (PL), de Itapoá
Joares Ponticelli (PP), de Tubarão
Luiz Carlos Tamanini (MDB), de Corupá
Deyvisonn de Souza (MDB), de Pescaria Brava
Armindo Sesar Tassi (MDB), de Massaranduba
Adriano Poffo (MDB), de Ibirama
Adilson Lisczkovski (Patriota), de Major Vieira
Patrick Corrêa (Republicanos), de Imaruí
Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), de Três Barras
Luiz Antonio Chiodini (PP), de Guaramirim
Alfredo Cezar Dreher (Podemos), de Bela Vista do Toldo
Felipe Voigt (MDB), de Schroeder
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.