
Este domingo (13) será marcado pelo tempo instável na maioria do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas, todos eles de chuvas intensas, que englobam desde estados do Nordeste até as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.
Ao todo, 20 estados devem ser atingidos pelo mau tempo, com destaque para Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Piauí e o sul do Ceará e do Rio Grande no Norte, que estão sob alerta laranja (de perigo) para chuvas intensas e tempestades.
A região Sudeste é a única do país que não aparece nos alertas emitidos pelo Inmet. O sol volta a aparecer em todos os estados após dias de instabilidade.
Confira, a seguir, os detalhes dos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Alerta amarelo para chuvas intensas na maior parte do país
Há quatro alertas amarelos (de perigo potencial) para chuvas intensas. De acordo com o Inmet, esse aviso indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, aponta para baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O aviso que engloba a maior área atinge o interior da Bahia, sul do Pará, Tocantins, Amazônia ocidental e oriental, Centro-Oeste (especialmente MS e MT), sertões do NE, além de partes do Paraná, Acre, Rondônia, Roraima, interior paulista e norte de GO.
Há dois avisos específicos para o Nordeste. Estes englobam boa parte do interior do Nordeste, com foco no sertão e agreste de PE, PB, AL, PI e CE, além de áreas do Maranhão e Rio Grande do Norte, inclusive Jaguaribe, Borborema e região do São Francisco.
O último aviso atinge o Sul e Centro-Oeste, com enfoque no Paraná inteiro, partes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além do sudoeste e centro de MS e MT, como os Pantanais.
Alerta laranja para chuvas intensas no Nordeste
O único alerta laranja (de perigo) vai para os estados nordestinos. Segundo o Inmet, o aviso indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta cobre grande parte do Nordeste, com foco no sertão, agreste e zonas interiores da BA, PE, CE, PI, PB, AL, SE, RN e MA, além de Salvador e região metropolitana.