Conecta GOV.BR: integração entre sistemas reduz gastos em R$ 1,57 bilhão no primeiro trimestre de 2025

A integração entre diferentes sistemas do governo a partir do Conecta GOV.BR gerou uma redução nos gastos de R$ R$ 1,57 bilhão nos três primeiros meses de 2025, levando em consideração as despesas dos cidadãos e da administração pública federal na utilização e gestão dos serviços públicos. O programa possibilita a troca automática e segura de dados entre órgãos públicos para que o cidadão não tenha de reapresentar informações que o governo já dispõe. No período, foram realizadas cerca de 300 milhões de transações, perfazendo um total de 1,8 bilhão de transações desde a criação do programa, uma das iniciativas no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados (IND). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quinta-feira (10/4).

“Este programa é um dos mais importantes no âmbito do governo digital e demonstra o quanto a administração e os cidadãos deixaram de gastar por causa da transformação digital. Os dados que estão nos diversos órgãos públicos são das pessoas e nós devemos utilizá-los para beneficiar diretamente os cidadãos que precisam deles para acessar um serviço público ou um benefício social”, explica o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Segundo o secretário, a medida também torna o governo mais eficiente, pois não é preciso mais conferir manualmente todas as informações, diminuindo os erros e as fraudes. “A partir da IND e do Conecta GOV.BR, estamos quebrando esses silos existentes entre os órgãos e, por isso, os números estão crescendo”, complementa.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia para esses meses de 2025 cresceu mais que o dobro, pois em 2024 ela foi de R$ 634,98 milhões e, em 2023, foi de R$ 317,02 milhões. Já em 2022, essa projeção de redução dos gastos ficou em R$ 205 milhões.

Uma das justificativas para essa redução dos gastos foi a inclusão da base de dados do CadÚnico ao Conecta GOV.BR, confirmando automaticamente a inscrição do usuário nos programas sociais que utilizam o cadastro, como é o caso, por exemplo, do FIES, evitando que a pessoa tenha que fazer, ela própria, a comprovação.

“Isso significa um esforço do governo para atender quem mais precisa, evitando, assim, deslocamentos desnecessários dessas pessoas entre órgãos para conseguir acessar um benefício, e mais segurança para os servidores que fazem atendimento”, disse Mascarenhas. A API é uma parceria entre o MGI e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O próprio MGI também usou o programa nas inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Desta forma, foi possível garantir, aos estudantes de baixa renda, o direito à isenção na inscrição do concurso por meio da consulta automática ao CadÚnico.

Cálculo

Fonte: Secretaria de Governo Digital.

Para estimar a economia gerada pela ferramenta, o MGI identificou as tarefas (dos cidadãos e dos agentes públicos) eliminadas em função da integração de dados.  Para cada tarefa eliminada, foi estimado o tempo economizado. Esse tempo foi então monetizado, com base no valor de remuneração dos agentes públicos e da renda média dos usuários do serviço. Por fim, os técnicos do ministério multiplicam pelo volume anual de atendimentos que se beneficiaram da integração.

A troca automática de informações entre sistemas do governo é um direito dos cidadãos, garantido pela Lei n. 14.129/2021 (Lei de Governo Digital) e com metas previstas na Estratégia Federal de Governo Digital. O trabalho é realizado seguindo o estabelecido também na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

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