Diante das incertezas da vida e do desejo de proteger quem se ama, é comum ter dúvidas sobre o que é garantido por um Seguro de Vida. Afinal, ele é mais que um contrato com uma seguradora e serve para realmente proteger o seu futuro e de quem você escolhe como beneficiário.
Porém, cada apólice tem regras diferentes, de modo que algumas oferecem mais proteção do que outras. Por isso é tão importante entender quais são as coberturas para ser capaz de escolher aquelas que realmente fazem sentido para o seu momento e para os seus planos.
A seguir, entenda como funciona o Seguro de Vida e saiba quais são as garantias que ele oferece!
O que é o Seguro de Vida?
O Seguro de Vida é um contrato feito entre você e uma seguradora, com o objetivo de oferecer proteção financeira em momentos difíceis ou inesperados. Em caso de falecimento, doenças graves ou invalidez permanente, por exemplo, você ou seus beneficiários recebem uma indenização.
É bastante comum escolher familiares, como cônjuge e filhos, ou pessoas próximas como beneficiários do Seguro. Com isso, ele é fundamental para proporcionar segurança e estabilidade financeira para quem é mais importante para você.
Imagine uma situação em que Rodrigo é casado, tem 2 filhos e é o principal provedor financeiro da família. Se ele vier a falecer, a tendência é que haja uma perda de renda significativa, certo? Além de lidar com a dor do luto, a família passa a encarar dificuldades financeiras.
Se Rodrigo tiver um Seguro de Vida com a esposa e os filhos como beneficiários, eles receberão a indenização que ajudará a cobrir despesas imediatas, como contas mensais, custos com inventário e até a educação dos filhos. Assim, a família tem tempo e recursos para se reorganizar financeiramente.
Vale saber que o Seguro de Vida é diferente de outros seguros pessoais. O seguro de saúde, por exemplo, cobre despesas médicas, como cirurgias e internações. Já um seguro viagem oferece cobertura para certos eventos ocorridos em uma viagem internacional ou nacional, por exemplo.
O Seguro de Vida, por sua vez, é uma alternativa que cuida do futuro financeiro de quem você ama, mesmo em sua ausência.
O que é garantido por um Seguro de Vida?
Em geral, o apoio financeiro oferecido depende do tipo de apólice escolhida, já que algumas podem ser mais completas do que outras.
A principal garantia é o pagamento de uma indenização aos beneficiários em caso de falecimento do segurado. A quantia recebida normalmente ajuda os beneficiários a manterem a estabilidade financeira.
Também é possível contar com garantias adicionais. Uma dessas condições envolve a invalidez permanente total ou parcial. Esse é um Seguro de Vida com benefício em vida, em que o próprio segurado recebe a indenização, que pode ajudá-lo a se adaptar às novas condições.
O diagnóstico de doenças graves também está entre o que é garantido por um Seguro de Vida, dependendo da apólice. Nesse caso, é possível receber uma indenização que pode custear tratamentos e despesas médicas, por exemplo.
Ainda, algumas apólices oferecem como garantia a assistência funeral. Com ela, os responsáveis pelo sepultamento ou cremação do segurado têm apoio financeiro ou prático para lidar com essas etapas.
De modo geral, cada Seguro de Vida é personalizado para oferecer garantias que façam sentido para o segurado. Assim, é possível selecionar as proteções mais adequadas para você.
Coberturas do Seguro de Vida
As garantias do Seguro de Vida estão ligadas às coberturas da apólice. São elas que apontam quando os beneficiários ou o próprio segurado têm direito a receber a indenização.
As principais coberturas de Seguro de Vida incluem:
- morte natural ou acidental: é a cobertura básica de qualquer apólice de Seguro de Vida. Ela prevê o pagamento de indenização aos beneficiários caso o segurado faleça de modo natural ou acidental;
- invalidez permanente: oferece o pagamento de uma indenização ao segurado ainda em vida, caso ele fique impossibilitado de trabalhar devido a uma doença ou acidente;
- incapacidade temporária: no Seguro DIT, por exemplo, você recebe um valor correspondente aos dias em que precisar ficar afastado do trabalho por doença ou acidente;
- doenças graves: prevê o pagamento de uma indenização em vida no caso de diagnóstico de doenças como câncer, infarto ou AVC;
- diárias por internação hospitalar: garante o pagamento de um valor diário enquanto o segurado estiver internado para compensar eventuais perdas financeiras;
- auxílio funeral: oferece o reembolso ou a prestação de serviços funerários, como transporte do corpo, velório e sepultamento.
Entender quais são as coberturas do Seguro de Vida e como elas funcionam é fundamental para escolher as proteções certas. Dessa forma, você tem a certeza de que as garantias desse Seguro fazem sentido para as suas expectativas e necessidades.
A escolha certa das coberturas também é indispensável para oferecer tranquilidade para a sua família, caso eles sejam escolhidos como beneficiários.
Quais são os benefícios de um Seguro de Vida?
Fazer um Seguro de Vida vale a pena graças aos diversos benefícios que ele oferece. Considerando que você escolha os membros da sua família como beneficiários, a primeira grande vantagem é a proteção de quem você ama contra imprevistos.
Afinal, se algo acontecer com você, sua família ficará amparada ao receber uma indenização financeira. Isso permite o pagamento de contas e dívidas e ainda ajuda seus entes queridos a terem tempo para se reorganizar sem sofrer pressões financeiras.
Também vale destacar que contratar um Seguro de Vida oferece um alívio emocional muito importante. Essa é uma forma de saber que quem você ama estará protegido, o que traz mais conforto diante das incertezas da vida.
Outro benefício do Seguro de Vida é a flexibilidade que ele oferece. Você tem liberdade para escolher quem serão os beneficiários, qual percentual cada um receberá, qual será a indenização e quais devem ser as coberturas. Assim, é possível adaptá-lo às suas necessidades de forma completa.
O que não é coberto pelo Seguro de Vida?
Nem todas as situações têm cobertura, então entender o que não é garantido pelo Seguro de Vida é indispensável. Esses casos são conhecidos como riscos excluídos e, se ocorrerem, não geram o pagamento da indenização.
Entre as possibilidades mais comuns estão:
- suicídio nos dois primeiros anos de vigência: a morte por suicídio é considerada acidental em muitas apólices, mas é comum ser exigida uma carência de 2 anos. Se o falecimento ocorrer por essa causa antes do período definido, não há cobertura;
- eventos causados por atividades ilícitas: falecimento ou invalidez causados por atividades ilícitas fazem com que a seguradora não seja obrigada a pagar a indenização;
- doenças preexistentes não declaradas: ocultar propositalmente doenças preexistentes pode ser considerado fraude, o que leva à negativa de pagamento da indenização por parte da seguradora;
- participação de atividades de alto risco: muitas apólices excluem a cobertura para acidente ou falecimento causado por atividades perigosas, como a prática de esportes radicais;
- guerra ou atos de terrorismo: morte, invalidez ou doenças causadas por situações como essa costumam estar fora da proteção do Seguro de Vida.
É indispensável ler com atenção as cláusulas de exclusão antes de contratar o Seguro de Vida. Desse modo, você tem total consciência sobre quais são os cenários de proteção para você e sua família.
Como contratar um Seguro de Vida?
Você tem dúvidas sobre como fazer um Seguro de Vida? A boa notícia é que essa etapa é mais simples do que parece, mas requer atenção aos detalhes para contratar a proteção certa para você.
Por isso, o primeiro passo envolve a pesquisa de apólices e seguradoras confiáveis. Opte por uma empresa experiente, com bom atendimento e satisfação de outras pessoas. Lembre-se de que o objetivo é ter proteção em momentos delicados ou desafiadores e uma boa experiência é essencial.
A Icatu Seguros oferece uma grande variedade de coberturas e condições que se adequam a diferentes estilos de vida. Com as nossas soluções completas de proteção, você aproveita todos os benefícios dessa escolha. Além disso, lançamos este ano, pioneiramente, a cobertura no seguro Essencial que protege os filhos em caso de falecimento dos pais.
Após entender melhor o tipo de Seguro de Vida e fazer a escolha, é hora de preencher a proposta e a Declaração Pessoal de Saúde (DPS). Essa é uma etapa bem importante em que você deve ser honesto sobre condições de saúde, tratamentos e cirurgias anteriores.
Outro passo fundamental envolve a análise das coberturas e dos riscos excluídos. Saber em quais casos há proteção ajuda a entender se a apólice atende às suas necessidades e expectativas. Se for o caso, é possível contratar coberturas adicionais, de acordo com o que você precisa.
Depois que a proposta é aprovada, você deve fazer o pagamento do prêmio nas condições acordadas, como de forma anual ou mensal. Manter os valores em dia garante que a proteção permaneça ativa, sendo um investimento no seu bem-estar e da sua família.
Como escolher o melhor Seguro de Vida?
A escolha do Seguro de Vida ideal permite que você aproveite toda a segurança que essa solução oferece. Por isso, é necessário entender quais são as suas necessidades e dos seus beneficiários.
Nesse momento, é fundamental avaliar questões como:
- idade;
- renda;
- estilo de vida;
- perfil familiar;
- condições de saúde.
Uma pessoa sem filhos, por exemplo, pode preferir uma indenização um pouco menor, enquanto alguém com filhos pode optar por uma cobertura completa com uma indenização mais elevada.
Ao analisar os fatores, também é fundamental pensar no orçamento familiar disponível. O ideal é equilibrar a sua disponibilidade financeira para pagar o prêmio com as necessidades básicas, caso ocorra uma perda de renda.
Diminuir as coberturas ou o valor da indenização para economizar pode diminuir a efetividade da proteção se algo acontecer. Por isso, é essencial se planejar para fazer uma boa escolha.
Entender com o especialista o seu perfil e o quanto você irá pagar é especialmente útil. Isso vai te ajudar a tomar a decisão mais acertada.
Como acionar o Seguro de Vida?
Além do que você aprendeu sobre a proteção oferecida, é o momento de descobrir como acionar o Seguro de Vida. Esse processo tende a ser simples e começa pela preparação da documentação necessária.
Dependendo do tipo de evento e da cobertura, os documentos exigidos são diferentes. No caso de falecimento do segurado, os beneficiários devem ter em mãos documentos como o atestado de óbito, os documentos do segurado e dos beneficiários. Já casos de invalidez e doenças graves exigem laudos médicos e outros documentos que comprovem a condição de saúde.
Uma vez que a documentação seja reunida, é o momento de entrar em contato com a seguradora por telefone, e-mail, site ou outro meio indicado na apólice. Aqui, na Icatu Seguros, você conta com a Central de Sinistro para realizar essa comunicação facilmente.
Para solicitar a indenização, é normal ter que preencher um formulário específico e enviar a documentação. Todas as informações serão analisadas pela seguradora, bastando acompanhar o processo.
A seguradora tem até 30 dias para analisar a documentação e realizar o pagamento. Porém, se houver pendências, como o envio de novos documentos, o prazo é interrompido até ocorrer a regularização.
Ao chegar até aqui, você aprendeu o que é garantido por um Seguro de Vida e como essa proteção financeira funciona. Desse modo, é possível escolher as coberturas ideais para você e seus beneficiários, tendo muito mais segurança no dia a dia.Quer contratar um Seguro que se encaixa na sua realidade? Conheça o nosso Seguro de Vida!
O conteúdo O que é garantido por um seguro de vida? aparece primeiro em Blog Icatu Seguros.