‘Marsha Trans do Brasil’: primeira edição acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília; veja FOTOS


Mobilização é neste domingo (28) e homenageia Dia da Visibilidade Trans, celebrado na segunda-feira (29). Evento é organizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e tem como madrinhas Erika Hilton e Duda Salabert, primeiras deputadas federais trans do país. Primeira Marsha Trans do Brasil, em Brasília
Grax Medina
Brasília recebe na tarde deste domingo (28) a primeira Marsha Trans Brasil. A mobilização acontece na Esplanada dos Ministérios em homenagem aos 20 anos do Dia da Visibilidade Trans no Brasil, celebrado na segunda-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A concentração começou por volta das 13h, em frente ao Congresso Nacional. Às 17h, está previsto o cortejo até o Museu Nacional da República.
O evento é organizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e tem como madrinhas Erika Hilton e Duda Salabert, primeiras deputadas federais trans do Brasil. A Antra explica que a palavra “marsha”, grafada desta forma, é em homenagem à referência trans global Marsha P. Johnson, que lutou pelos direitos da comunidade LGBTIAP+ em 1969.
Primeira Marsha Trans do Brasil, em Brasília
Conscientização
De acordo com a Antra, o Dia Nacional da Visibilidade Trans é uma data importante “para aumentar a conscientização sobre os desafios e conquistas da comunidade trans e travesti no país”. Com o propósito de exaltar quem ajudou a trilhar o caminho da luta trans no Brasil ao longo das últimas décadas, a Marsha homenageia personalidades como:
Katia Tapety: a primeira travesti a ocupar um cargo político no país
Jovanna Baby: fundadora da primeira instituição trans do país
Keila Simpson: primeira travesti a receber o título de doutora honoris causa no país
LEIA TAMBÉM:
DIA DA VISIBILIDADE TRANS: conheça ‘dicionário secreto’ criado durante ditadura militar para proteger comunidade
QUIZ: teste seus conhecimentos sobre o ‘Pajubá’, o ‘dicionário secreto’ criado pela comunidade trans
VEJA REGRAS: Você sabia que homens trans podem e devem participar do alistamento militar?
Veja mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.