Por conta de furto de cabos, mais de 15 mil residências e comércios ficam sem luz em Copacabana


Incidente aconteceu na manhã deste domingo (28). Previsão é que situação se normalize ao longo do dia. Light diz que no ano passado, mais de 16 mil metros de cabos de cobre foram furtados, o equivalente à quatro voltas completas na Orla de Copacabana. Agentes da Light na rua Figueiredo de Magalhães com rua Tonelero
Reprodução
Ao menos 15 mil residências e comércios de Copacabana, na Zona Sul do Rio, ficaram sem energia na manhã deste domingo (28). De acordo com a Light, o problema foi provocado por furto de cabos de uma rede subterrânea da companhia.
Isso provocou sobrecarga no sistema, principalmente em dois pontos, nas rua Santa Clara e Figueiredo Magalhães. As conexões com a internet também foram prejudicadas.
A Light informou que os reparos devem ser concluídos por volta das 15h e a situação deverá ser normalizada em breve.
Segundo moradores de um prédio da rua Santa Clara os transformadores do prédio explodiram por volta das 8 horas. O Corpo de Bombeiros precisou isolar o edifício e técnicos da Light atuam no local.
De acordo com a concessionária de energia, o furto de um cabo provocou curto-circuito e, consequentemente, a queima do transformador, que precisará ser substituído. A Light está avaliando a viabilidade técnica de instalar um gerador para atender o condomínio.
Furto de cabos na Zona Norte
Na Tijuca, na Zona Norte, outro episódio de furto de cabos deixou moradores da rua Gonzaga Bastos sem energia, na manhã deste domingo.
Técnicos da Light estão no local para recompor a rede elétrica e restabelecer o fornecimento.
Aumento de furtos de cabos
Segundo a empresa de energia, o furto de cabos da rede subterrânea da Light aumentou, no comparativo entre 2022 e 2023, na Região Metropolitana do Rio.
No ano passado, mais de 16 mil metros de cabos de cobre foram furtados, o equivalente à quatro voltas completas na Orla de Copacabana.
O número representa um aumento de 160% em relação ao ano anterior, em que foram subtraídos pouco mais de 6 mil metros de fios.
Em 2023, a companhia registrou 373 ocorrências, que deixaram 192.377 mil clientes sem luz por um tempo de quase duas horas.
Os atos de vandalismo também fizeram a empresa gastar quase R$ 4 milhões para recompor o material.
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