Reforma promete tornar Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto, totalmente acessível


Projeto prevê restauração interna e externa, em todos os cômodos do prédio, que tem 1,8 mil metros quadrados de área. Estrutura é inspirada na arquitetura de Paris do século 19. Prédio que já foi a câmara municipal e prefeitura de Ribeirão vai ser restaurado
A reforma do Palácio do Rio Branco, aprovada na sexta-feira (19) pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (Conppac), promete resgatar a história de mais de 100 anos da construção.
O prédio, que fica na região central da cidade, já foi palco de decisões importantes na política e na economia da cidade, ao abrigar a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Ribeirão Preto ao longo dos anos. Hoje, o Palácio Rio Branco abriga a Secretaria de Cultura e Turismo.
Faça parte do canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Do telhado ao porão, tudo será reformado. São 600 metros quadrados de área coberta, com dois andares e um porão, que somam 1,8 mil metros quadrados de construção. O plano, diz o secretário de Cultura Pedro Leão, é voltar à originalidade de cada detalhe.
“Todos os cômodos, todas as dependências. É um projeto muito afinado e de uma técnica muito grande, por isso levou-se tanto tempo, porque o prédio tem uma riqueza de detalhes históricos e patrimoniais muito grande e a gente quis garantir tudo isso pra população quando ele for entregue”.
Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Estrutura 100% acessível e pinturas restauradas
À EPTV, afiliada da TV Globo, Leão revelou que a ideia é tornar o palácio totalmente acessível, algo que a estrutura atual não é.
“Não é um prédio 100% acessível. Não tem acessibilidade para um cadeirante descer, por exemplo, até o pavimento do porão ou subir até o salão rosa e o salão nobre”.
Restauração promete tornar Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto (SP), 100% acessível
Reprodução/EPTV
Ainda segundo Leão, a reforma do Palácio Rio Branco ainda vai considerar as pinturas presentes em cada um dos cômodos.
“No corredor central e no salão nobre vamos recuperar 100% das pinturas que têm nesses espaços, trazendo toda a memória afetiva desses espaços”.
Pinturas do Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto (SP), serão restauradas
Reprodução/EPTV
A obra inclui tanto a parte externa quanto a parte interna do prédio. O valor estimado é de R$ 6 milhões e a previsão é de que o projeto seja entregue em dois anos.
Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Diretor do Conppac, Lucas Gabriel Pereira diz que o Palácio Rio Branco se tornou símbolo de poder ao longo dos anos. O prédio foi construído em 1915 e ficou pronto em 1917.
Foi feito no estilo europeu do fim do século 19. A fachada é uma transição do barroco para o moderno, inspirada nas arquiteturas do início do século na França, conjunto de charme, elegância e imponência.
“Foi inspirado na arquitetura parisiense, porque Ribeirão Preto era conhecida naquela época como a pequena Paris. Saiu o café daqui para poder ir pra lá e os europeus puderam conhecer Santos Dumont, uma das figuras mais importantes do mundo, de Ribeirão Preto”.
Para Leão, a reforma significa muito mais do que preservar a história. É dar à população a oportunidade de conhecer e ocupar este espaço.
“É garantir a preservação desse prédio histórico no coração da cidade, que é um marco na história política e administrativa do município, e também abrir o palácio para todos. Uma prova disso é o trabalho de tornar ele 100% acessível em todos os pavimentos”.
Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.