Praça da República recebe ação contra hanseníase neste domingo, em Belém


Em Belém, foram registrados 77 casos da doença em 2023. Manchas no corpo podem ser sinais de hanseníase, orienta médicos.
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação
A praça da República, em Belém, recebe neste domingo (28) um ação contra a hanseníase com a oferta de atendimentos médicos para a avaliação clínica de casos suspeitos e atividades educativas e lúdicas sobre a doença.
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
A programação faz parte do “Dia D” de mobilização contra a hanseníase e ocorre no horário das 8h às 13h.
Os serviços disponibilizados são: atendimento médico e de enfermagem; vacinação contra a influenza, meningo acwy, febre amarela, bivalente e Coronavac; distribuição de autotestes de HIV e preservativos; e teste rápidos para doenças sexualmente transmissíveis.
A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Fundação Papa João XXII (Funpapa) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Defensoria Pública do Estado do Pará e o Grupo Mulheres do Brasil.
Casos
Em Belém, foram registrados 83 novos casos de hanseníase em 2022 e 77 novos casos da doença em 2023.
Segundo a Sesma, é importante o diagnóstico precoce e a detecção de novos casos. As Unidades Básicas de Saúde do município fazem o diagnóstico e tratamento da doença.
O que é Hanseníase?
É uma doença transmissível caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e atinge, principalmente, a pele, mucosas e nervos periféricos.
O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar entre 2 e 10 anos. As pessoas em tratamento podem levar uma vida normal na escola, no trabalho, na família, na igreja e na comunidade.
Os principais sinais e sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda e alteração de sensibilidade ao quente ou frio, ao toque e à dor e áreas com diminuição dos pelos e suor.
Além de dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo de braços e pernas; inchaço de mãos e pés, dificuldade de fechar os olhos, perda de força em mãos e pés; feridas na planta dos pés; caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.