Salvador e cidades do interior da BA registram alagamentos e enxurradas invadem casas por causa das fortes chuvas; VÍDEO

Na capital baiana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul associada a um sistema de baixa pressão causam as fortes chuvas. Chuva forte causa alagamentos e enxurrada alaga casa na Bahia
Salvador e cidades do interior da Bahia registram alagamentos e enxurradas desde a noite de sexta-feira (26). Em alguns locais, uma enxurrada se formou e invadiu casas.
Na capital baiana, a atuação na atmosfera da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada a um sistema de baixa pressão (cavado), ao longo da costa do Nordeste, mantém neste sábado (27), o céu nublado com chuvas fracas a fortes, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 12 horas (atualizados às 8h) foram na Calçada (92,4 mm), Santa Luzia (93 mm), Campinas de Brotas (91,8 mm), Brotas (89,6 mm) e Centro (88,9 mm).
Ontem, sexta-feira (26/01), a atuação da ZCAS associada a um sistema de baixa pressão (cavado) também provocou chuvas intensas. De acordo com o Cemadec, foram registradas chuvas moderadas a fortes. Os maiores picos de chuva em uma hora ocorreram em: Santa Luzia (48,2 mm), Brotas (47,8 mm), Capinas de Brotas (47,6 mm), Capelinha – Vila Picasso (45,2 mm), Calçada (44,4 mm), Bom Juá (42,8 mm), Pituba – Parque da Cidade (41,2 mm), IAPI (39,4 mm), Engenho Velho de Brotas (39,2 mm) e Chapada do Rio Vermelho (39,2 mm).
Amanhã, domingo (28/01), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.
Ocorrências
As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins
Plantão
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
A Codesal também emite alertas para que a população não seja pega de surpresa. Para receber os boletins de alerta, basta enviar um SMS para 40199 e informar número do CEP. O serviço é gratuito.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
NOTA NEOENERGIA COELBA | fornecimento de energia no Rio Vermelho
27 de janeiro, 2024
Equipes técnicas da Neoenergia Coelba estão dedicadas ao trabalho de restabelecimento do fornecimento de energia para a Travessa Prudente de Morães, no Rio Vermelho. Na manhã deste sábado (27/1) será realizado o trabalho de substituição de um equipamento da rede elétrica, que foi danificado. O serviço deverá ser concluído no início da tarde de hoje.
Adversidade climática: A Neoenergia Coelba está empenhada em uma operação especial e reforçada para reverter o impacto das chuvas no fornecimento de energia em toda a Bahia. Centenas de profissionais estão em plantão com o compromisso de atender a todos os clientes no menor tempo possível, com segurança, em todo o estado.
LEIA TAMBÉM:
Rajadas de ventos assustam banhistas em praias e chuvas provocam alagamentos em estações de transporte na BA
Chuva provoca alagamentos e transtornos em cidades do sul da Bahia
Chuva alaga ruas e causa transtornos em cidade do norte da Bahia com decreto de situação de emergência por causa da seca
⛈️ Chuva
Chuva forte causa alagamentos e deixa pessoas desalojadas no interior da Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.