O que esperar do EX30, novo SUV elétrico da Volvo?

O que esperar do EX30, novo SUV elétrico da Volvo?Paulo Amaral

Uma das muitas novidades confirmadas (e bastante esperada) para o mercado automotivo brasileiro em 2024 é o EX30, SUV elétrico da Volvo que já acumulou milhares de pedidos desde que foi aberta a pré-venda.

Apresentado em junho de 2023, e à disposição do consumidor desde a 1ª quinzena de setembro, o modelo foi lançado no Brasil com a missão de se tornar a porta de entrada da marca sueca no país, já que é o carro elétrico mais barato produzido pela montadora até hoje.

O Volvo EX30 chegou por aqui com tamanho — e preço — compactos, e iniciou a pré-venda com versões a partir de R$ 219.950. O SUV tem tamanho similar ao do Volkswagen T-Cross, campeão em vendas do segmento em 2023 — são 4,23 metros de comprimento x 1,80 m de largura x 1,55 m de altura x 2,65 m de entre-eixos.

– Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar. –

As ambições do EX30 no país, porém, são bem maiores que seu tamanho. Por conta das excelentes especificações, o Volvo EX30 vem sendo apontado como rival de “gente maior”, como o BYD Yuan Plus, que tem 4,45 metros de comprimento, e o Jeep Compass 4xe, que mede 4,40 metros, e custa bem mais que o modelo sueco (a partir de R$ 338,4 mil).

Como é o Volvo EX30?

O Volvo EX30 tem no preço atraente (a partir de R$ 219.950) e no combo formado por motorização + design + conectividade as principais armas para incomodar o mercado e ampliar o leque de consumidores da marca, até hoje restritos a um segmento considerado mais premium.

A versão de entrada do SUV compacto, chamada de Core Single Engine, entregará ao cliente um carro com bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 51 kWh, com capacidade para rodar até 340 km por carga, segundo o ciclo WLTP.

As três variantes mais caras, por sua vez, sairão equipadas com baterias de alcance estendido NMC, que apresentam lítio, níquel, manganês e cobalto na composição. Elas oferecerão 69 kWh de capacidade, que darão autonomia de até 476 quilômetros, também segundo o ciclo WLTP.

A motorização, em todos os casos, será a mesma, com 276 cv de potência e 35 kgf/m de torque imediato. A aceleração de 0 a 100 km/h, porém, será um pouco melhor nas três versões com maior alcance — 5,3 segundos ante 5,7 segundos.

O que esperar do Volvo EX30?

Desenvolvido para se posicionar abaixo do XC40 e do C40 no portfólio de carros elétricos da marca no Brasil, o Volvo EX30 deve entregar aos consumidores tudo o que eles se acostumaram a esperar quando um novo modelo sueco é lançado: desempenho, tecnologia e, principalmente, segurança.

Em entrevista para o Canaltech,Thomas Broberg, especialista em segurança da Volvo Cars, afirmou que o EX30 será “estado de arte em termos de segurança”, tamanha a tecnologia que terá embarcada.

O SUV apresentará, entre outras muitas novidades, uma nova tecnologia, batizada de Safe Space, desenvolvida para proteger não apenas os ocupantes do carro, mas também quem estiver ao redor dele, do lado de fora.

“O Volvo EX30 é capaz de detectar situações das mais corriqueiras no trânsito, como o abrir de portas de um outro carro na rua, ciclistas e, claro, pedestres. Os sensores e programas do carro foram calibrados para praticamente eliminar os acidentes”, explicou Åsa Haglund, head do centro de segurança da Volvo Cars.

EX30 com 2 motores vem em 2025

Depois de começar a ser entregue em suas quatro versões com um único motor elétrico (Core Single Engine, Core Single Engine Extended Range, Plus Single Engine Extended Range e Ultra Single Engine Extended Engine), o Volvo EX30 terá ainda mais atrativos para o consumidor brasileiro.

A marca revelou, durante evento realizado em Milão, na Itália, a existência de uma versão chamada EX30 Twin Motor, que terá não somente um, mas dois motores elétricos em seu powertrain com tração integral. A previsão é que ela chegue ao mercado brasileiro em 2025.

Combinados, os propulsores farão o SUV entregar 428 cv de potência e 55,7 kgf/m de torque ao motorista. Os números são bem similares aos presentes nas versões P8 do XC40 e do C40, que apresentam 408 cv e 67,3 kgf/m, respectivamente.

O conjunto de baterias do Volvo EX30, por sua vez, seguirá oferecendo a mesma autonomia das versões atuais, com 450 km no ciclo WLTP e 588 km no uso estritamente urbano. Esses números são possíveis graças às baterias de 64 kWh efetivos (69 kWh no total), que podem ser carregadas a até 153 kW.

Como deu para notar, dá para esperar muito do Volvo EX30, seja das versões que chegarão em 2024, com um único motor elétrico, seja das equipadas com o chamado Twin Motor, que estarão presents na linha do SUV no Brasil em 2025. E você: o que espera do Volvo EX30? Comente conosco em nossas redes sociais.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.