Gritaria após aprovação em medicina na Unicamp faz vizinhos acionarem a polícia: ‘acharam que era briga’


Estudante de Campinas acertou todas as questões de matemática no Provão Paulista e conseguiu uma vaga no curso mais disputado da universidade. Lista de aprovados no Provão Paulista é divulgada nesta sexta
Aluno de escola pública em Campinas (SP), Pedro Sacco, de 17 anos, teve motivo de sobra para comemorar nesta sexta-feira (26). Foi aprovado em medicina em duas universidades pelo Provão Paulista: em segundo lugar na Unicamp e em quarto lugar na USP. A comemoração foi tanta que quase virou caso de polícia.
“Cheguei voando, toquei a campainha e entrei. Quando eu entrei começou a gritaria. Acho que os vizinhos acharam que eu era um agressor entrando na casa e chamaram a polícia. Daqui a pouco eu escuto a pancada no portão, achei que fosse alguém da família que tinha ficado sabendo e tava chegando para comemorar com a gente, mas aí eu olho para fora e tinham dois PMs”, contou Joaquim Sacco, pai de Pedro.
Comemoração por aprovação no vestibular em Campinas faz vizinhos acionarem a polícia
Reprodução/EPTV
Longe de uma briga, a animação da família era pela conquista do adolescente de 17 anos, que acertou todas as questões de matemática do provão, garantindo assim uma vaga no curso mais concorrido da Unicamp.
“Eu estudei bastante matemática ao longo do ano, tive algumas dificuldades nessa matéria no ensino médio, mas no final o estudo valeu [a pena]. Matemática foi a chave para eu ter passado nessa colocação”.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Palmeirense, Pedro gosta de jogar futebol e também jogos online, mas conseguiu manter uma disciplina na rotina de estudos. Chegou a estudar seis horas por dia para o provão nas férias e recorria a aulões na internet.
Pedro foi aprovado na segunda colocação em medicina na Unicamp pelo Provão Paulista
Reprodução/EPTV
O resultado do provão
A Secretaria Estadual da Educação divulgou nesta sexta-feira (26) o resultado do Provão Paulista. Aplicado para alunos do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo, a iniciativa garante vagas no ensino superior para estudantes que concluíram o ensino médio no ano passado. As vagas disponíveis são:
Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas
Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas
Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas
Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10 mil vagas
Além dos resultados, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo irá divulgar a primeira chamada unificada. O período de matrículas varia de acordo com a universidade.
Cada instituição de ensino superior tem o próprio cronograma, além de regras para o processo de matrícula. A Secretaria da Educação de São Paulo sugere aos estudantes que consultem as regras que já estão disponíveis no portal do Provão Paulista.
Ao todo, serão divulgadas três chamadas unificadas para as matrículas dos aprovados, com a nota e as opções determinadas pelos estudantes.
Todas as matrículas, com exceção da Univesp, são para início das aulas no primeiro semestre deste ano. Na Universidade Virtual do Estado de São Paulo, os cursos terão início no segundo semestre deste ano letivo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.