74 toneladas de lixo são retirados de residência onde casal foi detido por acúmulo; veja antes e depois


Da casa, em Araçatuba (SP), foram retirados animais mortos, como um cachorro; limpeza foi determinada pela justiça. Há suspeita de que os moradores sofram de transtorno de acumulação compulsiva. Residência do casal detido por acúmulo de lixo em Araçatuba (SP) após operação de limpeza da Prefeitura
Prefeitura de Araçatuba/Divulgação
Aproximadamente 74 toneladas de lixo acumulado foram retirados de uma casa, alvo de operação no início desta semana, no bairro Verde Parque, em Araçatuba (SP). O trabalho de limpeza levou cinco dias e foi concluído na tarde desta sexta-feira (26). O casal de moradores foi detido.
Segundo a prefeitura, 40 profissionais das áreas da saúde, obras e assistência social foram mobilizados para retirar todo o entulho, que incluía roupas, eletrodomésticos, móveis velhos, sucatas, alimentos podres e até animais mortos (veja abaixo a situação antes e depois da limpeza).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no Whatsapp
Initial plugin text
De acordo com o município, um casal, morador da residência, foi detido por resistir à intervenção de limpeza. Porém, a ação foi autorizada pela Justiça.
O casal, que mora na residência com dois jovens, de 16 e 18 anos, foi encaminhado ao Plantão Policial. O Conselho Tutelar também foi acionado porque foi constatado que pelo menos três crianças frequentavam a casa.
Residência do casal detido por acúmulo de lixo em Araçatuba (SP) após operação de limpeza da Prefeitura
Prefeitura de Araçatuba/Divulgação
Uma equipe médica ainda constatou que a pressão da mulher estava alterada, mas ela negou atendimento médico na segunda-feira.
Os familiares ainda ameaçaram incendiar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Águas Claras.
A operação de limpeza da Prefeitura de Araçatuba (SP) contou com equipe de 40 profissionais de várias secretarias
Prefeitura de Araçatuba/Divulgação
Um dos caminhões utilizados para transportar o lixo retirado da casa em Araçatuba (SP)
Rafael Honorato/TV TEM
Acumulação compulsiva
A condição de acumulação compulsiva dificulta a capacidade de descartar ou se desfazer de objetos, levando ao acúmulo desordenado e à desorganização dos espaços de convívio. Contudo, devido à falta de histórico de atendimento na rede de saúde mental do município, ainda não foi possível confirmar o diagnóstico.
A Prefeitura de Araçatuba informou que profissionais da atenção básica à saúde e assistência social tentam contato para atender as necessidades da família.
Casal é detido em operação para retirada de 30 toneladas de lixo em casa de Araçatuba
Operação retira 30 toneladas de lixo acumulado por casal em Araçatuba (SP)
Prefeitura de Araçatuba/Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.