Atividades das Férias Ecológicas de Fernando de Noronha terminam com festa para as crianças


Encerramento acontece no sábado (27), a partir das 8h, na Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando. A programação de férias é promovida pelo Projeto Golfinho Rotador. Crianças participam de atividades nas férias em Fernando de Noronha
Projeto Golfinho Rotador/Divugação
A programação das Férias Ecológicas de Fernando de Noronha tem festa de encerramento no sábado (27), a partir das 8h, na Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando, localizada na Vila do Trinta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A festa é destinada a todas as crianças que participaram das atividades, e seus responsáveis, e conta com a animação da dupla de artistas locais Doug Monteiro e Guga Bezerra, que realizam apresentações culturais.
As atividades, que começaram no dia 8 e terminam nesta sexta-feira (26), foram promovidas pelo Projeto Golfinho Rotador.
Nesta edição foram atendidas 52 crianças, com idades entre 5 e 13 anos. Além dos participantes, também são sensibilizados os jovens a partir de 14 anos, que se inscrevem como monitores.
Este ano dez jovens contribuíram com as atividades, sob orientação das educadoras ambientais.
O tema das férias deste ano foi “O Oceano dos Ilhéus”. As educadoras ambientais Melyna Lyra Pedroso e Ana Carolina Moretto destacaram a relação direta entre a comunidade de Noronha e o ecossistema do oceano, que é fundamental para a vida dos moradores locais.
Um ponto abordado foi o conceito de “serviços ecossistêmicos”, que mostra como os benefícios gerados pelos ecossistemas são fundamentais para a sociedade.
Dentro dessa temática foram enfatizados os animais que habitam o arquipélago e as particularidades do território noronhense , que conta como as duas unidades de conservação: Parque Nacional Matinho e Área de Proteção Ambiental.
A garotada participou, ao longo da programação, de saídas de campo, brincadeiras e conversas reflexivas, principalmente ao ar livre.
O objetivo foi proporcionar vivência cultural, arte e conhecimento teórico e prático com destaque para a relação dos moradores com o oceano. As saídas de barco serviram para reconhecimento “in loco” do oceano dos ilhéus.
Estudantes fizeram passeios de barco e viram golfinhos
Projeto Golfinho Rotador/Divulgação
As Férias Ecológicas são promovidas pelo Projeto Golfinho Rotador desde 1990, uma ação de educação ambiental. A entidade tem como foco principal o monitoramento e conservação dos cetáceos em Fernando de Noronha, com apoio do Programa Petrobras Socioambiental.
Sensibilização
Plantio de árvores, trilhas ecológicas e sensibilização porta a porta nas casas da ilha foram promovidas pela Administração de Fernando de Noronha para celebrar o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado nesta sexta (26).
A data foi instituída em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente com educação.
Dentre os temas abordados na data comemorativa com os moradores, a equipe de educadores destacou a política do programa Plástico Zero (decreto distrital nº 02/2018, que proíbe a entrada, uso e comercialização de recipientes e embalagens plásticas de uso único na ilha).
Foram repassadas, ainda, informações sobre o cuidado com os resíduos sólidos, a importância da coleta seletiva e o consumo consciente da água e da energia.
Moradores receberam orietações para evitar doenças
Karol Vieira/Administração de Fernando de Noronha
Os técnicos promoveram também ações de vigilância ambiental de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor das doenças dengue, febre amarela, zika e chikungunya), como eliminação de focos que possam se tornar criadouros e orientação aos moradores para a manutenção da higiene dos quintais e canteiros.
Além disso, os agentes da Vigilância Sanitária explicaram à população como combater a proliferação de ratos urbanos e como cuidar dos animais domésticos.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.