Coleta de lixo é reforçada nas praias de Florianópolis durante o verão; confira os horários

A PMF (Prefeitura Municipal de Florianópolis) anunciou que a coleta de lixo será reforçada nos principais balneários da cidade durante a temporada de verão. As mudanças afetam áreas do norte, leste e sul da ilha.

A coleta de Lixo será intensificada nas praias durante a temporada

A coleta de lixo será intensificada nas praias durante a temporada – Foto: Flávio Tin/ND

A coleta convencional, que acontece três vezes por semana, passou para seis vezes. As alterações começaram no dia 16 de dezembro e devem ser mantidas até 7 de março de 2025. Para conferir os novos horários de coleta nas praias clique aqui.

Mudanças na coleta de lixo nos feriados de Natal e Ano Novo

No feriado de Natal (25) e Ano Novo (1°), a coleta seletiva e convencional será suspensa nas áreas em que é realizada pela Comcap. Já nas regiões atendidas pela empresa terceirizada ocorre normalmente.

Na véspera de Natal (24) e no dia 31, nas áreas de balneário, a coleta convencional noturna será antecipada para o turno vespertino. Nas demais áreas as coletas seletiva e convencional noturna serão suspensas. No turno diurno o serviço de lixo funcionará normalmente.

Ecopontos também têm mudanças no seu funcionamento

Os ecopontos vão estar fechados nos dias 25 e 1°. Mas no dia 31 todos vão funcionar, com exceção das as unidades de Capoeiras e Costeira.

Os ecopontos são a solução para o destino correto do lixo, como sofás e entulhos de obras. Eles têm o atendimento de um colaborador para orientação sobre o descarte correto dos resíduos.

Todo o material coletado no local é encaminhado para tratamento, reciclagem ou logística reversa. Apenas o que é rejeito é encaminhado posteriormente ao aterro sanitário.

Ecopontos têm mudanças no funcionamento nos feriados de fim de ano – Foto: PMF/Divulgação/ND

Segundo a PMF, nas festividades de Réveillon haverá dez pontos de entrega voluntária de vidros na Beira-Mar Norte e Continental. Segundo a PMF, a limpeza terá início às 2h da tarde na Beira-Mar norte e continental, e a partir das 6h nas orlas das praias.

A prefeitura também informou que a fiscalização ambiental será reforçada. O objetivo é evitar o descarte irregular de resíduos e atividades que impactem áreas de preservação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.