Animais recebem alimentos em forma de decoração natalina no Zoobotânico de Rio Preto: ‘Reduz o estresse em cativeiro’


Frutas, legumes e sementes se transformam em árvores de Natal, guirlandas e Papais Noéis. Medida estimula os instintos naturais de diferentes espécies. Onça-parda explora caixa de presente recheadas com petiscos
Animais que vivem no Zoobotânico de São José do Rio Preto (SP) recebem alimentação mais que especial nesta época. Com árvores de Natal, guirlandas e até Papais Noéis moldados a partir de alimentos, como frutas, legumes e sementes, o local está em clima de fim de ano.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Além de deixar o ambiente mais bonito, a iniciativa busca o enriquecimento ambiental (entenda abaixo), torna a rotina dos bichos mais interativa e próxima do que vivenciariam na natureza, também melhora o bem-estar do plantel.
Os felinos, por exemplo, encontram petiscos escondidos em caixas de presente decoradas (assista acima). Nesse caso, para ter acesso à alimentação, eles passam alguns minutos buscando meios de realizar a tarefa.
Já os papagaios e araras interagem com guirlandas de sementes e frutas moldadas em formas temáticas.
Verduras e ervas secas também estão entre os ingredientes comestíveis pelos bichos.
Onça-parda do Zoobotânico de Rio Preto (SP) brincando com presente que tem petiscos
Secretaria do Meio Ambiente/Divulgação
Segundo os tratadores, a ideia é fazer com que os animais manipulem os objetos e explorem seus alimentos, reproduzindo comportamentos naturais.
“Essas atividades estimulam os instintos e melhoram a qualidade de vida dos animais cativos”, explica Guilherme Guerra Neto, veterinário e gestor do Zoobotânico.
A ação de Natal, que surgiu em dezembro 2021, estimula o instinto nativo das espécies, além de reduzir o nível de estresse dentro do cativeiro.
“Quando escondemos o alimento, o animal tem um tempo para descobrir, explorar o ambiente. Para eles, isso é um estimulo à diversão, trabalha a parte física e reduz o nível de estresse em cativeiro”, conta Guilherme ao g1.
Entre as ações realizadas no Zoobotânico durante esse período estão:
Sorvetes de frutas e água para dias quentes;
Carne congelada em caixas de papelão para os felinos;
Jangadas recheadas de frutas para as antas;
Decorações temáticas com alimentos em datas comemorativas, como o Natal.
Gato Palheiro do Zoobotânico de Rio Preto (SP) brincando em caixa temática de Natal
Secretaria do Meio Ambiente/Divulgação
O trabalho é monitorado por uma equipe de dez profissionais, entre médicos veterinários, biólogos e estagiários. “Isso permite que a gente aprimore as nossas técnicas de enriquecimento. Verificamos se os animais estão aceitando bem a comida e se a dinâmica das atividades tem trazido bons resultados.”
🍀 Enriquecimento ambiental
A iniciativa de enriquecimento ambiental começou a ser realizada em 2017 no Zoobotânico. São feitas diversas atividades ao longo do ano. Entre elas, algumas temáticas, como é o caso do Natal.
O objetivo é estimular os comportamentos naturais de cada espécie. É uma prática em que a alimentação se torna uma atividade leve e divertida para os bichos.
Pesquisas desenvolvidas por veterinários e zootecnistas comprovam que o enriquecimento ambiental reduz o estresse e a depressão do animal, além de evitar o sedentarismo, estimular a curiosidade e o aumento de interesse pelo alimento.
“Durante as atividades, levamos em consideração o ambiente onde animal está, o histórico de vida dele e o comportamento adotado”, finaliza Guerra.
🐾 Sobre o Zoobotânico
Com cerca de 300 animais de 80 espécies, o Zoobotânico de Rio Preto é considerado um centro de preservação e recebe bichos vítimas de atropelamentos, queimadas, tráficos e maus-tratos. Espécies como onça-pintada, lobo-guará e tamanduá-bandeira vivem em uma área de 14 hectares com vegetação remanescente de Mata Atlântica e Cerrado.
O local atua como referência para mais de 110 municípios da região noroeste paulista. Localizado em uma área preservada, o Zoobotânico permite que os visitantes entendam mais sobre a fauna e flora nativas.
🗓️ Visitação agendada
Os interessados em conhecer o espaço devem agendar a visitação por meio do site – com opções de terça a domingo, nos horários de 9h, 11h, 13h e 15h. A permanência máxima é de duas horas. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Nos dias (25) de dezembro e 1º de janeiro, o local estará fechado.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.