Prefeito, vice e vereadores eleitos de Teresina são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral


A solenidade aconteceu no Centro Cívico onde funcionava o Tribunal de Justiça do Piauí, na Zona Norte da capital. Ao todo, foram quase 70 diplomados, já que além do prefeito, vice e vereadores, foram diplomados cerca de 40 suplentes Prefeito, vice e vereadores eleitos de Teresina são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral
Reprodução
O prefeito eleito de Teresina em 2024, Silvio Mendes (União Brasil), o vice Jeová Alencar (Republicanos), os 29 vereadores eleitos e seus suplentes foram diplomados pelo TRE nesta quarta-feira (18). A solenidade aconteceu no Centro Cívico onde funcionava o Tribunal de Justiça do Piauí, na Zona Norte da capital.
PF faz buscas em instituição fundada por vereadora eleita de Teresina e apreende R$ 100 mil
Ao todo, foram quase 70 diplomados, já que além do prefeito, vice e vereadores, participaram da cerimônia cerca de 40 suplentes de vereador, que assumem o mandato em caso de afastamento ou outro motivo que impossibilite o eleito de continuar na Câmara.
Os eleitos
Silvio Mendes (UB) foi eleito prefeito de Teresina no primeiro turno das eleições deste domingo (6) para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Silvio Mendes somou 52,19% dos votos válidos, totalizando 239.848 votos.
Saiba quem são os secretários anunciados por Silvio para 2025
Dos 29 vereadores da Câmara de Vereadores de Teresina, 11 foram reeleitos. A renovação das cadeiras da Câmara foi de 62%. A nova composição tem 6 mulheres (20%) e 23 homens. O PT é o partido com maior representatividade na Câmara, com 7 cadeiras. O PRD elegeu 4 vereadores. O PP, PDT e MDB conquistaram 3 cadeiras cada.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Investigações
Em entrevista no início da solenidade, o presidente do TRE declarou que a diplomação, além de marcar o fim do processo eleitoral, dá início ao processo de apuração da situação eleitoral dos candidatos eleitos. Ele destacou que casos em que haja constatação de crimes eleitorais podem levar à perda dos mandatos.
“É o encerramento do processo eleitoral e também início do início de prazo de 15 dias para análise de possibilidade de impugnação dos mandatos, caso algum promotor eleitoral entenda que houve algum problema. Tomamos conhecimento de que houve aqui em Teresina também [algum tipo de problema], mas somente após processo finalizado é que poderá perder o mandato”, declarou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE.
A Polícia Federal fez buscas na terça-feira (17) na instituição Vamos Juntos, fundada pela vereadora eleita Tatiana Medeiros (PSB). O objetivo, segundo a PF, foi apurar “a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024”.
Quem é Silvio Mendes
Este será o terceiro mandato de Silvio Mendes no comando do poder executivo municipal de Teresina, que começa em janeiro de 2025. Ele já foi prefeito anteriormente, entre 2004 e 2010. O vice é Jeová Alencar (Republicanos).
Prefeito eleito Silvio Mendes projeta desafios da futura gestão em Teresina
Silvio Mendes tem 75 anos, e nasceu em Campo Maior (PI). É médico e foi secretário municipal de Saúde de Teresina durante 12 anos. Também foi eleito e reeleito prefeito de Teresina entre 2004 e 2010. Na eleição de 2022, concorreu ao governo do Piauí e foi derrotado por Rafael Fonteles (PT).
Se formou em medicina na Universidade Federal de Pernambuco, e se especializou em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo. Em Teresina, trabalhou no Hospital Getúlio Vargas. É casado com a neurologista Maria Inês e tem três filhas.
Eleições 2024: Veja quem são os vereadores eleitos em Teresina
Piauí elegeu o prefeito mais velho e o mais novo do Brasil
PSD elegeu 65 prefeitos no Piauí; PT dobrou e PP caiu pela metade em relação a 2020
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.