6 exposições gratuitas para visitar em São Paulo nas férias

6 exposições gratuitas para visitar em São Paulo nas fériasLudimila Ferreira

Férias também podem ser sinônimo de cultura! Vamos combinar que a cidade de São Paulo é recheada dela o ano todo, mas, neste período, exposições gratuitas para visitar é o que não faltam.

Para além dos museus históricos, como o Museu do Ipiranga, e do popular Museu de Arte de São Paulo (MASP), existem algumas opções de passeio cultural em pontos menos badalados e com temas diversos como moda, cinema e fotografia – três deles só na Avenida Paulista.

Abaixo, confira 6 exposições gratuitas para visitar nas férias!

+ Descubra o verdadeiro grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga

1. “38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus”, no MAC-USP

A exposição aborda as mudanças climáticas, questões ecológicas, históricas, sociopolíticas, tecnológicas e espirituais, fazendo elaborações críticas sobre a realidade atual do Brasil referente à crise do clima.

Foi formada por 34 artistas e coletivos, e as obras utilizam tanto tecnologia avançada quanto materiais orgânicos, como o barro.

  • Quando: até 26 de janeiro de 2025
  • Horários: de terça a domingo, das 10h às 21h
  • Endereço: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC-USP (Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana)
Continua após a publicidade

+ Piroceno, a nova e catastrófica Era do Fogo que estamos entrando

2. “Artistas do vestir: uma costura dos afetos”, no Itaú Cultural

A mostra reúne mais de 80 peças de mais de 70 estilistas. Dez delas foram comissionadas, sendo quatro criadas exclusivamente para a exposição e seis exibidas pela primeira vez para o público nacional.

A exposição tem o objetivo de passar pelos diversos grupos e maneiras de pensar e fazer moda no Brasil. Cada piso recebeu um nome baseado em um tema diferente: Ancestralidades, Contemporaneidades e Fazeres Contínuos. Apesar disso, todos se conectam e dialogam sem hierarquia e também não tem ordem cronológica.

Dividida em eixos temáticos, o primeiro tem foco em obras e artistas que trabalham o passado, enquanto o segundo aborda temas atuais, como questões políticas, de gênero e raciais.

O terceiro e último eixo remete aos ofícios encontrados dentro de um ateliê de moda: desenhos e costuras infinitos.

Continua após a publicidade
  • Quando: até 23 de fevereiro de 2025
  • Horários: terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
  • Endereço: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista)

+ Tema de redação do Enem 2024 é ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’

3. “Extasia”, no Centro Cultural Fiesp

A exposição da artista Flávia Junqueira perpassa temas como infância, tempo e memória. Foi realizada reunindo nove fotografias que se conectam por balões de látex.

Cada uma das obras foi capturada em diferentes locais, tanto no Brasil quanto no exterior, em ambientes internos e externos, como parques, teatros, bibliotecas, palácios e monumentos icônicos.

As fotos foram feitas com câmeras analógicas e com técnicas de cenografia teatral. Além das fotografias, “Extasia” também conta com duas obras audiovisuais.

Continua após a publicidade
  • Quando: até 26 de janeiro de 2025
  • Horários: de terça a domingo, 10h às 20h
  • Endereço: Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista)

+ 77% dos brasileiros não seguiram a profissão que queriam quando criança

4. “Thomaz Farkas, todomundo”, no IMS Paulista

A exposição está acontecendo no Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) e celebra os 100 anos do fotógrafo e cineasta brasileiro Thomaz Farkas, um dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil.

A mostra ocupa dois andares do centro cultural, reunindo cerca de 500 itens. Entre eles estão fotografias, filmes, equipamentos e documentos do autor, relacionados à sua trajetória. Além disso, conta também com obras autorais de outros artistas, individuais ou feitas em colaboração com Farkas.

Alguns dos eventos marcantes da vida de Farkas abordados pela mostra são sua participação no Foto Cine Clube Bandeirante, sua primeira exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), além de seu papel como diretor no cinema documental e de viagens nos projetos “Brasil verdade” e “A condição brasileira”.

Continua após a publicidade
  • Quando: até 09 de março de 2025
  • Horários: terça a domingo, das 10h às 20h.
  • Endereço: IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista)

+ 6 documentários para quem gosta de Fotografia

5. “Mira Schendel – esperar que a letra se forme”, no Instituto Tomie Ohtake

Reunindo mais de 250 obras da artista brasileira-suíça Mira Schendel, um dos nomes relevantes na arte contemporânea brasileira, a mostra explora a presença dos elementos gráficos mais intrínsecos da autora como a letra, palavra e linguagem em sua produção artística.

A exposição foi organizada em sete núcleos entre pinturas, monotipias, desenhos, cadernos, objetos gráficos e uma instalação, convidando o público a mergulhar nas criações da artista radicada no Brasil após a perseguição antissemita.

  • Quando: até 02 de fevereiro de 2025
  • Horários: de terça a domingo, das 11h às 19h
  • Endereço: Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropé, 88 – Pinheiros)
Continua após a publicidade

+ Por que Hitler odiava os judeus?

6. “Bruce LaBruce sem censura”, no MIS

Esta exposição em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS) celebra a carreira do cineasta canadense de mesmo nome – Bruce LaBruce -, que tem mudado a criação audiovisual contemporânea independente. A instalação é baseada em seu último longa-metragem: “The Visitor”.

A exposição conta com pôsteres, cenas de bastidores, press kits oficiais, trailers, testes de elenco, stills de filmes, entre outros itens. A mostra é uma excelente forma de conhecer a obra do cineasta, seja para quem não cruzou com um de seus filmes ainda ou para os fãs.

O diretor de Cinema é conhecido por criar obras transgressoras e provocadoras, que exploram temas tabu como fetiches, sexualidade, identidade de gênero e cultura queer, sempre seguidos por uma crítica social.

  • Quando: até 26 de janeiro de 2025
  • Horários: terças a sextas, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h
  • Endereço: Espaço Maureen Bisilliat – MIS (Avenida Europa, 158 – Jardim Europa)

+ 6 filmes para os apaixonados por Cinema

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.