Infestação de percevejos em bares do Centro preocupa frequentadores


Os relatos falam que as investidas dos insetos aconteceram nos últimos meses em bares da Lapa, Glória e Catumbi. A Secretaria Municipal de Saúde informou que uma equipe da Vigilância Sanitária do Rio foi até um dos locais para averiguar a situação. Frequentadores de bares do Centro denunciam infestação de percevejos em meses e cadeiras
Reprodução/Redes Sociais
Justamente quando a alta temporada começa a ferver na principal área boêmia do Rio, frequentadores de bares da região do Centro denunciam que pessoas estão sendo mordidas por percevejos nestes locais. Os insetos estão se instalando nas frestas das cadeiras de madeira dos estabelecimentos.
Os relatos falam que as investidas dos insetos aconteceram principalmente nos últimos meses em bares da Lapa, Glória e Catumbi. Algumas pessoas ouvidas pelo g1 dizem que o incidente pode ser não ser pontual. A Secretaria Municipal de Saúde enviou, nesta quinta (12), uma equipe até um dos locais para averiguar a situação.
Tabatha Rocha, analista, disse que em setembro foi picada em uma região da Lapa onde há diversos estabelecimentos localizados no cruzamento da Avenida Mem de Sá com a Avenida Gomes Freire. Ela conta que depois de sentir as picadas, viu a cadeira infestada pelos insetos.
“Eu e meu amigo nos sentamos lá e ficamos com muita alergia. Vimos que tinha muito percevejo nas frestas das cadeiras”.
Já Mayara Marques, analista comercial, publicou uma postagem que viralizou nas redes sociais que ela e a namorada, Luisa Basilio, foram picadas em um dos bares mais movimentados da Glória na última sexta (6), o Ximeninho. Entretanto, apenas uma delas precisou ir ao hospital para tratar a reação alérgica que teve.
“Uma amiga reclamou de mosquito porque estava sentindo umas picadas e eu não estava sentindo nada. No sábado acordei com muita coceira e imaginei que fosse mosquito ou formiga. Passei pomada e não adiantou e eu precisei ir na emergência. Ainda não melhorou e vou retornar ao médico amanhã porque não apresentou melhora”, disse Luísa.
Mayara diz que a questão não parece ser pontual. Ela acha que o caso de infestação está afetando toda a cidade.
“Provavelmente é uma proliferação de percevejo mesmo no Rio de Janeiro. Na postagem que eu fiz, tem gente falando que até em Botafogo tem e também na casa de um amigo, na Tijuca. Então não é uma coisa pontual, entendeu? Eu acho que é um problema de saúde pública”.
Na postagem da Mayara, um usuário afirmou que o mesmo aconteceu com ele em um bar do Catumbi, também no Centro do Rio.
“Senti coçar ainda no bar e achei que era mosquito. Tomei injeção e antialérgico na veia no hospital, passei pomada e desinchou, mas segue coçando”.
Procurados pelo g1, os responsáveis pelo restaurante Ximeninho afirmam que trocaram o mobiliário de madeira pelo de plástico assim que souberam da situação.
“O Grupo Os Ximenes teve conhecimento do ocorrido e já acionou os órgãos responsáveis da Prefeitura, que já foi ao local e informou que tomará as providências necessárias. Como medida preventiva, já foi realizada uma dedetização nas mesas e cadeiras e será realizada uma limpeza de alta pressão no mobiliário. As mesas e cadeiras foram substituídas por outras de plástico até que o problema seja sanado. Reforçamos que a saúde e o bem-estar de nossos clientes é nossa prioridade e pedimos que os afetados pelo problema nos procurem para que possamos prestar assistência”, diz a nota do restaurante.
O g1 também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que afirmou que uma equipe do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio) foi até o local averiguar a situação.
O restaurante da rede “Os Ximenes” trocou todo o mobiliário de madeira pelo de plástico”
Divulgação/Grupo Os Ximenes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.