Manter a vacinação em dia é importante para toda a comunidade

Independentemente da idade, manter em dia os cuidados com a saúde deve ser uma prioridade. E a vacinação é a forma mais simples e eficaz para proteção contra diversas doenças e para ter uma vida com mais saúde.

Manter a caderneta de vacinação atualizada, além de proteger a sua saúde e de quem você ama, ajuda a manter o Brasil livre de doenças graves que já não circulam mais no país.

Referência no assunto, o Brasil tem mais de 300 milhões de doses de vacinas aplicadas por ano. Somente em 2023, 13 das 16 vacinas do calendário infantil registraram aumento de doses aplicadas. Assim, o país conseguiu sair da lista de países com mais crianças não imunizadas do mundo.

Dessa forma, o país está avançando na cobertura vacinal e tem conseguido se reestruturar integralmente nos trabalhos em prol da proteção da sociedade brasileira.

O maior facilitador disso é o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante a vacinação gratuita para os mais de 200 milhões de brasileiros. Com vacinas disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, o sistema oferece 47 imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas.

Essas vacinas incluem tanto as presentes no calendário nacional de vacinação quanto as indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou indivíduos em tratamento de algumas doenças, como câncer e insuficiência renal. Além das vacinas contra a Covid-19 e outras administradas em situações específicas.

Na tentativa de impedir a volta de doenças já eliminadas no país, o Ministério da Saúde incentiva a imunização em todos os momentos da vida. Isso é feito a partir do Calendário Nacional de Vacinação, que contempla a dose necessária para cada faixa etária.

Confira aqui o Calendário Nacional de Vacinação

Outro alerta é em relação aos conteúdos falsos, que colaboram para a desinformação e colocam vidas em risco. Por isso, uma forma de se proteger é confirmando informações em fontes confiáveis e portais oficiais, como no site do Ministério da Saúde. Também é importante não compartilhar notícias antes de conferir a veracidade do conteúdo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.