Especialistas ensinam técnicas eficazes para reduzir o inchaço facial

Acordar com o rosto inchado é uma situação comum para muitas pessoas e, na maioria das vezes, esse  detalhe incomoda. Embora seja um problema temporário, entender suas causas e saber como acabar com a aparência mais inflamada pode fazer toda a diferença para começar o dia com a autoestima lá em cima.

Pensando nisso, a coluna Claudia Meireles conversou com a fisioterapeuta dermatofuncional Michele Nishioka e a farmacêutica especializada em dermocosmética Fernanda Chauvin, a fim de entender quais são as melhores estratégias para minimizar o problema.

Principais causas do inchaço facial

Foto colorida de mulher com blusa e jaqueta vermelha. Ela está segurando um copo de chopp - Metrópoles
Consumir bebidas alcoólicas pode intensificar o inchaço facial

De acordo com as especialistas, o inchaço no rosto pode estar associado a diversas questões, desde hábitos diários até questões atreladas à saúde. Diante da diversidade de fatores associados à condição, Michele Nishioka revela que a retenção de líquidos é um dos principais vilões.

“Além disso, as mudanças na rotina, como noites mal dormidas, consumo de álcool e alimentação rica em sódio, podem gerar inflamações no corpo e agravar o quadro”, detalha.

Fernanda Chauvin complementa que períodos como as férias ou a temporada de confraternizações  potencializam a situação. “O tempo sentado em aviões, por exemplo, ou a ingestão de alimentos ultraprocessados durante as férias, combinados com pouca hidratação, intensificam a retenção de líquidos, que é o principal fator para a sensação de inflamação, atingindo não só o rosto como o corpo todo”, pontua.

Fotografia mostra mulher negra apertando a parte de cima do nariz com os dedos, representando a dor da sinusite - Metrópoles
Sinusite pode ser uma das causas da inflamação do rosto

Michele ainda alerta que o inchaço facial também pode ser um indicativo de outros problemas de saúde, como sinusite, distúrbios renais ou alterações na tireoide.

“É preciso estar atento aos outros sintomas que possam surgir junto do rosto mais inchado. Nesses casos, é importante procurar um médico para avaliação”, ressalta.

Especialistas dão dicas valiosas para minimizar o desconforto

Prato de verduras e legumes (alimentação vegana)
Alimentação rica em frutas, vegetais e alimentos frescos contribuem para o processo de desinflamação do organismo

Felizmente, as especialistas explicam que existem medidas simples para contornar a situação.

De acordo com elas, a solução pode ser encontrada em mudanças nos hábitos diários, como incluir frutas, vegetais e alimentos frescos no cardápio para ajudar a desinflamar o organismo, além de técnicas e tratamentos voltados para o autocuidado.

Para Fernanda Chauvin, além de manter uma boa ingestão de água diariamente, uma das providências mais eficazes está em utilizar compressas geladas.

“Minha recomendação é utilizar uma toalha de algodão umedecida com água gelada ou tapa-olhos refrigerados sobre a área afetada. As compressas frias promovem vasoconstrição, ajudando a diminuir o inchaço e fechando os poros”, explica.

Massagem facial rosto mulher
Especialistas sugerem exercícios simples para aliviar o inchaço

Outra alternativa é a prática da yoga facial, uma técnica que combina movimentos suaves com produtos específicos para relaxar a musculatura do rosto e melhorar a circulação. No entanto, Fernanda Chauvin alerta para os cuidados ao realizar a técnica.

“Se os movimentos forem feitos de cima para baixo, podem intensificar os efeitos da gravidade e aumentar a flacidez. O ideal é sempre fazer os movimentos de baixo para cima, abrindo as linhas de expressão ao invés de contraí-las. O ideal é buscar orientação profissional para garantir os resultados esperados”, orienta.

Exercício para diminuir a inflamação

Oferecendo um verdadeiro passo a passo sobre os movimentos ideias para diminuir o inchaço, especialmente na região dos olhos, Fernanda orienta um exercício simples, mas eficaz.

“Para os olhos, sugiro fazer movimentos de abrir e logo após relaxar. Podemos utilizar as mãos para fazer uma massagem contrária à linha ao redor dos olhos. Da mesma maneira, para reduzir o inchaço das maças do rosto, indico posicionar a ponta dos dedos abaixo do meio do nariz, levando em direção às bochechas de forma firme mas suave, esticando a região”, sugere.

Foto colorida de uma mulher - Metrópoles
Os exercícios faciais precisam ser feitos com cautelas

Além disso, a expert sugere outros movimentos para suavizar as linhas de expressão. “Uma sugestão é encaixar as mãos ao lado do nariz e sobre o bigode chinês, depois as levar até as orelhas de forma firme mas sem muita pressão. Os movimentos devem ser suaves e rítmicos para proporcionar oxigenação e desinchar”, explica.

Seguindo o exercício, ela indica que passar as pontas dos dedos alternadamente pela testa levando do centro a raiz lateral dos cabelos, aqui podemos colocar um pouco mais de pressão. “Isso ajudará suavizar a expressão de cansaço da região”, revela.

Para quem sofre de inchaço facial frequente, Michele indica tratamentos estéticos, como tecarterapia e vacuoterapia, para aumentar o fluxo sanguíneo, promovendo a circulação linfática e melhoram a nutrição celular.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.