Estado envia para Assembleia proposta de emenda que mantém governador no cargo em viagens de até 15 dias


Justificativa é de que “trata-se de uma propositura de caráter inovador” e busca modernização administrativa. Proposta de Emenda à Constituição Estadual está sendo analisada pelos deputados. Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins
Divulgação/Governo TO
Uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) foi protocolada na Assembleia Legislativa do Tocantins para retirar a obrigação de que o governador passe o comando do Poder Executivo ao vice quando se ausentar para viagens nacionais ou internacionais por até 15 dias.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A proposta, assinada pelo próprio governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e protocolada na terça-feira (10), acrescenta o seguinte parágrafo ao artigo 39:
“O governador do Estado, em viagem oficial de até 15 dias, dentro do território nacional ou para o exterior, poderá permanecer no exercício do cargo, utilizando-se de infraestrutura tecnológica e sistemas digitais integrados, para garantir a continuidade dos serviços públicos e a supervisão das atividades do Poder Executivo.”
A justificativa é de que “trata-se de uma propositura de caráter inovador”, buscando uma modernização administrativa e o ‘Governo Digital'”.
Em mensagem enviada ao presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), Wanderlei garantiu que utilizará os recursos tecnológicos e sistemas digitais do Governo para manter as atividades e supervisão dos trabalhos dentro da gestão enquanto estiver fora do estado.
O governador ainda solicitou ao presidente da Assembleia que a tramitação da proposta ocorra em regime de urgência.
Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins
Koró Rocha/Aleto
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura cancela concurso com salários de até R$ 15 mil após suspeitas de favorecimento
Justiça determina transferência de bebê que precisa passar por hemodiálise que não é realizada no Tocantins: ‘Risco de óbito’
Ex-secretário do Tocantins tem prisão decretada em operação da PF que investiga desvios milionários
Na Assembleia, a PEC começou a tramitar logo após ser protocolada. Durante a tarde, foi distribuída à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O relator é o deputado Nilton Franco (Republicanos) e deve analisar o texto.
O vice-governador Laurez Moreira (PDT), que assume o cargo na ausência do governador, foi procurado e, por telefone, informou que não vai comentar o assunto. O g1 também pediu posicionamento do Governo sobre a proposta, e aguarda resposta.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.