Aumento de casos de Covid no TO acende alerta para cuidados com higienização e reforço na vacinação


Vírus influenza, causador da gripe, também está circulando no estado. Municípios informam que oferecem doses contra as doenças para pessoas acima de seis meses. Vacinação deve ser atualizada e recomenda-se o uso de máscara em caso de sintomas
André Araújo/Governo do Tocantins
A Covid-19 voltou a ser preocupação dos órgãos de saúde no Tocantins após um aumento de casos confirmados ser percebido em janeiro. Em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que os casos confirmados saltaram de 34 confirmações na primeira semana de janeiro, para 255 entre os dias 14 e 20 deste mês.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os casos de janeiro chegaram a 1.305 no Tocantins, registro maior que todo o mês de dezembro de 2023, que teve 268 confirmações. Apesar de não serem números altos como nos anos da pandemia, a população precisa redobrar a atenção para o reforço dos protocolos sanitários.
A Semus orienta que as pessoas não descuidem da higienização das mãos e, se possível, usem máscara em locais com grande movimentação de pessoas ou apresentar sintomas gripais. Mas principalmente, é fundamenta a atualização da vacinação com as doses contra as doenças.
Tanto para Covid-19 quanto para o vírus Influenza, a vacina pode ser ministrada a partir dos seis meses e estão disponíveis nos postos de saúde.
Araguaína
Em Araguaína, no norte do estado, o ano começou com 89 pessoas com a infecção. Na semana seguinte, o número pulou para 200. Nesta quarta-feira (24), a prefeitura confirmou 149 casos de Covid-19.
A Saúde do município também alertou sobre os cuidados para evitar mais transmissões dos vírus da covid e gripe.
Na cidade, todas as unidades ministram as vacinas contra as doenças e a orientação é que o interessado vá até uma delas usando máscara e portando CPF e cartão de vacina.
LEIA TAMBÉM:
Vacina contra dengue será entregue para 14 cidades do Tocantins em fevereiro; veja lista
Edital de concurso para saúde em Palmas oferece 927 vagas com salários de até R$ 4,7 mil
Porto Nacional
Porto Nacional também registrou um aumento no número de casos de covid e para reforçar o monitoramento, vai voltar a divulgar o boletim epidemiológico semanalmente.
Segundo a prefeitura, o documento será publicado todas as terças-feiras. Nesta semana, a cidade teve 27 novos casos e também reforçou que todas as (UBSs) unidades básicas de saúde possuem doses para completar o esquema vacinal.
Paraíso do Tocantins
No Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), houve um reforço para que as equipes usem máscara durante todos os turnos, além da higienização adequada.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reformou que a melhor forma de prevenção e controle da covid é a vacinação, completando o esquema de doses e reforços.
Questionada se haverá recomendações para as outras unidades geridas pelo estado, a SES afirmou que a vigilância epidemiológica continua reforçando sobre a importância da prevenção e controle, que devem ser utilizadas de forma integrada nos hospitais. Isso inclui etiqueta respiratória; higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção adequada de ambientes; isolamento dos casos confirmados de covid-19; e uso de máscaras.
Testes disponíveis
Nesta quinta-feira (25), a SES reforçou que os testes rápidos moleculares (RT-qPCR) para identificar a covid estão sendo disponibilizados para os municípios pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).
O teste pode ser feito em até 72 horas a partir do aparecimento de sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.
Os municípios que precisarem dos testes devem fazer a solicitação junto à pasta por meio do formulário de requisição de kits. A retirada pode ser feita nas unidades do Lacen em Palmas e Araguaína.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.