Há um mês, fotógrafo registrou arremetida de avião que caiu e matou empresário e advogado na Grande SP


Na manhã de Natal, em 25 de dezembro de 2023, a aeronave com prefixo PT-DKA esteve em São José do Rio Preto; não há informações sobre quem era o piloto. Mesmo avião caiu com o proprietário na manhã do dia 25 de janeiro entre Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Piloto e passageiro morreram. Fotógrafo registrou passagem de avião pelo interior do estado
William Emenegildo/Arquivo pessoal
Na manhã do último Natal, em 25 de dezembro de 2023, o fotógrafo William Emenegildo registrou no aeroporto de São José do Rio Preto, no interior de SP, uma das últimas imagens do avião que caiu entre Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, exatamente um mês depois.
Se inscreva no canal do g1 SP no WhatsApp aqui
O advogado Ricardo Falarini, 60 anos, e o empresário Benedito Aparecido da Silva, 59, conhecido como Bene Danita, morreram durante o acidente nesta quinta-feira, 25 de janeiro Segundo o boletim de ocorrência, os dois iam para uma pescaria na cidade de Presidente Venceslau.
Benedito era piloto e tinha um hangar no Campo de Marte, na capital paulista. A aeronave era dele e foi fabricada pela Piper Aircraft. Um modelo PA24-260, ano 1970, com prefixo PT-DKA.
Ao g1, o fotógrafo William contou que faz fotos de avião como hobby há cerca de dois e estava no Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino no dia de Natal, quando o pequeno avião, branco e azul, fez uma arremetida.
O procedimento de arremeter uma aeronave ocorre quando o piloto interrompe o pouso por alguma razão. Ele é seguro e considerado normal na aviação.
“Eu fui fotografar um outro avião com uma pintura do The Town. E esse avião pousou um pouco antes. Inclusive, essa foto é um registro de uma arremetida. Ele não conseguiu realizar o pouso de primeira”, contou.
Segundo William, naquele dia o tempo estava bom, sem muito vento e o céu estava azul “perfeito para fotografar”.
Ele não tem informação sobre quem pilotava o avião naquele dia da foto já que, na ocasião, a aeronave não pousou na primeira tentativa e foi realizada arremetida.
Avião de pequeno porte cai em área de mata na Grande SP; duas pessoas morreram
Divulgação/Corpo de Bombeiros
O profissional ainda contou ao g1 que a paixão por fotografar aviões começou quando o pai o levava para ver pousos e decolagens.
“Meu pai me levava quando pequeno para ver as aeronaves. Tiro foto nas horas vagas, é um hobby. Esse dia mesmo era Natal. Mas trabalho mesmo como personal trainer”, diz.
Leia também
Entenda o que é a arremetida na aviação e por que ela é segura
Manobra de arremetida de aviões
Elcio Horiuchi/Arte/G1
Queda da aeronave
A queda foi registrada por volta das 10h perto da rua Teresinha Arnone Casteluci, em uma área de mata. Os dois homens, de 59 e 60 anos, morreram no local, no bairro Vila Oásis, em Rio Grande da Serra.
Segundo o boletim de ocorrência, um vizinho da área de mata contou que viu o avião de pequeno porte voando baixo e fazendo barulho quando caiu aos fundos da chácara. Os bombeiros foram chamados e conseguiram ter acesso ao matagal, onde estavam as vítimas sem vida.
Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos na Grande SP
O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e o Instituto de Criminalísticas foram chamados ao local.
À polícia, uma funcionária de Benedito contou por telefone que Benedito estava a caminho de Presidente Venceslau. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Santo André.
Os pertences das vítimas foram recolhidos pelos PMs e entregues ao genro de Benedito.
Polícia isola rua que dá acesso ao local de mato onde avião caiu nesta quinta-feira (25), na Grande SP.
Abraão Cruz/TV Globo
Outra moradora do bairro Barro Branco, em Rio Grande da Serra, narrou ao g1 que, no momento da queda da aeronave, chovia muito no local e a visibilidade era muito ruim.
“Minha mãe ouviu um barulho muito alto de motor e logo veio um estrondo enorme. Liguei para os bombeiros imediatamente. Ao sair pra fora, os vizinhos contaram que havia acabado de cair um avião dentro da mata”, disse a técnica em patologia, Edna Mariano.
Segundo dados da Anac, o avião tem operação negada para táxi aéreo, mas a situação de aeronavegabilidade estava regular.
Quem são as vítimas?
Benedito Aparecido da Silva (a esquerda) e Ricardo Falarini (a direita)
Reprodução
Benedito Aparecido da Silva, 59, conhecido como Bene Danita, era sócio da esposa no ramo farmacêutico e tentou se eleger ao cargo de deputado federal em 2022, pelo Republicanos, em São Paulo. Ele nasceu em Macaubal, no interior de São Paulo.
Na prestação de contas de 2022, Benedito afirmou que tinha duas aeronaves compradas em 2020.
O advogado Ricardo Falarini, de 60 anos, era especialista no mercado imobiliário e inscrito pela OAB-SP Subseção Vila Prudente desde maio de 2021. No Tribunal de Justiça de São Paulo aparece em dezenas de processos na capital, Grande São Paulo e interior.
“E a vida é um sopro. Segunda-feira estamos todos em comemoração e hoje iniciamos com esta notícia triste. Inexplicável, tão rápido e hoje vocês nos deixaram. Que Papai do céu recebe vocês. Nós estamos aqui com a dor da saudade e neste momento sem entender o porquê. Até um dia pai e Ricardo”, escreveu a filha de Benedito nas redes sociais.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Ricardo Falarini, advogado inscrito em nossa Subseção. Lamentamos muito essa triste notícia. Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que deixou como legado”, publicou a OAB Subseção Vila Prudente.
Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos na Grande SP
Arte/g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.