Mês da Consciência Negra: Resistência, Memória e Luta


O racismo não é um problema isolado, mas um sistema estrutural presente em todos os espaços da sociedade O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é mais do que uma data comemorativa: é um momento de reflexão profunda sobre as cicatrizes da escravidão e a luta constante contra o racismo no Brasil.
A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola que resistiu bravamente à opressão e à exploração, defendendo a liberdade do povo negro. Entretanto, os desafios do racismo continuam presentes, invisíveis para muitos, mas impactando profundamente a vida dos negros e negras no Brasil, desde o acesso à educação até o mercado de trabalho.
O racismo não é um problema isolado, mas um sistema estrutural presente em todos os espaços da sociedade: nas instituições, nas políticas públicas e na cultura. A luta antirracista exige ação cotidiana, começando pela descolonização dos saberes.
Mês da Consciência Negra traz reflexões sobre o racismo
Banco de Imagem Freepick
A educação decolonial, que valoriza as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros, preserva suas raízes, histórias e civilizações, é ferramenta crucial para o pedagogo combater o racismo, contribuindo assim com uma sociedade mais justa e equitativa.
A luta contra o racismo é responsabilidade de todos e deve ser encarada como uma missão coletiva, pois só assim conseguiremos avançar rumo a um Brasil verdadeiramente democrático e livre de toda e qualquer forma de discriminação racial.
No curso de Pedagogia do Unipiaget este é um dos temas trazidos à discussão na sala de aula durante a formação dos futuros profissionais da educação.
Para quem se interessa pela área e deseja se aprofundar no estudo da Licenciatura em Pedagogia, o Unipiaget oferece uma estrutura diferenciada, com laboratórios bem equipados e uma equipe de professores qualificados. O centro universitário é a melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o IGC/ENADE/MEC.
Para inscrever-se em nosso vestibular, basta acessar https://nl.ong.br/piaget-g1
Prof. Ms. Ronnie de Almeida Alves da Silva
Ronnie Silva é Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo – USP; possui mestrado e graduação em Pedagogia ambos pela USP. Tem experiência em educação, com ênfase em Cultura Filosofia – Comunicação e Artes. Destacou-se na graduação participando de Programas institucionais: Iniciação à Docência (Pibid) e iniciações científicas: arquitetou, desenvolveu e concluiu três projetos – CNPq. Durante o mestrado foi pesquisador CAPES, concluindo o programa com nota máxima e indicações à publicação. Atua no ensino superior como professor, pesquisador e coordenador do curso de pedagogia do Centro Universitário Piaget, membro do Conselho Superior Universitário (CONSU) e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), além de ser arte educador há mais de 18 anos.
Prof. Ms. Issaka Maïnassara Bano
Internacionalista de formação, Issaka Maïnassara Bano é mestre em educação pela Faculdade de Educação Unicamp e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-Unicamp. É membro do Núcleo de Estudos Carolina Maria de Jesus (Bitita) – Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Rurais e Urbanos-USP e coordenador do Coletivo Raízes São Paulo. Como intelectual, sociólogo, educador e articular cultural combina sua expertise acadêmica com uma rica produção literária. Atualmente coordenada a organização da Coleção “África(s) na(s) literatura(s)”. É coordenador do Coletivo Raízes São Paulo e membro do Núcleo de Estudos Carolina Maria de Jesus. Sua atuação abrange desde a organização de eventos culturais até a pesquisa sobre imigração, educação e diáspora africana, refletindo seu compromisso com o aprofundamento e a disseminação do conhecimento sobre a cultura e a literatura africana.
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