Viña x Ayrton Lucas: quais as semelhanças e diferenças entre os dois ?

Viña x Ayrton Lucas: quais as semelhanças e diferenças entre os dois ?Foto: Ivan Romano | Getty Images

O Flamengo encaminhou a contratação do lateral-esquerdo Matias Viña, da Roma. O jogador chega para disputar posição com Ayrton Lucas, mas quem deve ser o titular ? Quais as diferênças de caracaterísicas entre os dois ? É uma reposição adequada para Filipe Luís ? Vamos analisar abaixo o quê os núemros mostram sobre suas carcaterísiticas.

Vinã nos tempos de Palmeiras

Matias Viña viveu seu melhor momento jogando no futebol brasileiro, pelo Palemiras. Na época, o lateral fazia uma função semelhante à de Ayrton Lucas no Flamengo. No campeonato brasileiro de 2020/21, o Palmeiras de Abel Ferreira praticava um futebol bastante diferente do Flamengo de hoje, com menos posse de bola e mais obrigações defensivas. O estilo de jogo afeta bastante o desempenho individual dos jogadores, porém, neste caso Vinã (2020) e Ayrton Lucas (2023) apresentam muitas semelhanças.

Começando pela faixa de campo de atuação. Ambos se destacaram jogando abertos pelo lado com liberade para atacar (veja o mapa de calor abaixo). No Brasileirão 2023, o Flamengo teve dois técnicos, Sampaoli e Tite, que exigiram funções diferentes de Ayrton Lucas. Mas de forma geral, o lateral era uma arma ofensiva e tinha liberdade para atacar.

Ainda nesta comaração entre o Brasileirão 2020/21 de Viña e o Brasileirão 2023 de Ayrton Lucas, os núemros de participação ofensiva, o brasileiro leva vantagem. Em 23 partidas (todas como titular) o uruguio contribuiu com 1 gol e duas assistências, enquanto Ayrton fez 4 gols e deu 3 assistências, em 35 jogos (sendo 29 como titular).

Além da maior quantidade de jogos, Ayrton Lucas participava bem mais do jogo com bola do que Viña, tocando na bola 64.8 vezes por jogo em média, contra 55.4. O lateral brasileiro também tem um aproveitamento melhor nos passes certos, 88% x 79% e na eficiência dos cruzamentos, 15% x 11%.

O grande diferencial do uruguio é seu jogo defensivo, levando vantagem contra Ayrton Lucas em quase todos os fundamentos. Veja os números

Matias Viña na Europa

O uruguaio teve uma passagem de altos e baixo na europa, tendo sido emprestado duas vezes no último ano. A temporada com mais jogos disputados foi sua primeira pela Roma, em 2021/2022, quando fez 37 jogos. Neste anos, apesar de ter sido titular na maioria das partidas, seus números indiviudais pioraram em relção aos tempos de Palmeiras. O lateral deu apenas duas assisitência e as estatisticas defensvias pioraram.

Depois disso, Vinã perdeu espaço na Roma e foi emprestado para o Bournemouth, da Inglaterra, onde jogou 12 jogos pela Premier League em 6 meses. Mesmo assim o clube optou por não revonar o empréstimo e o atleta voltou a Roma. Na Itália, o uruguio foi emprestado novamente, desta vez para o Sassuolo, equipe que estava até se transferir para o Flamengo.

Em sua segunda passagem pela futebol italiano, Vinã foi titular a maior parte do tempo, com 15 jogos (sendo 14 como titular) até metade da temporada. Apesar de ter um alto índice de substituição, com apenas 70 minutos de média em campo, o uruguaio contribuiu com três assitências no período.

Viña é o subsituto ideal para Filipe Luís ?

Após cinco temporadas com o Flamengo, Filipe Luis se aposentou do futebol no ano passado e deixou uma vaga no elenco. O veterano já tinha se tornado reserva na última temporada e agora Vinã foi o escolhido para seu lugar.

Filipe Luís era um lateral de caracterísitcas muito específicas, sendo sua melhor qualidae a construção de jogo. O ex-jogador fazia uma função semelhante a um meio-campista, com bola, se alinhando ao voltante para criar jogadas. Tite é um adepto desse estilo de lateral, tendo usado durante bastante tempo na seleção jogadores com essa característica.

Ao chegar no Flamengo, o treinador testou em alguns jogos Ayrton Lucas neste papel, porém o jogador teve dificuldades de se adaptar. Como visto acima, Vinã se acostumou a jogar com estilo bem parcecido ao de Ayrton e também terá que se adpatar à função de lateral-construtor, caso Tite opte por isso. Um ponto negativo para o uruguaio nesta função é a qualidade de passe, já que Ayrton Lucas tem um aproveitamento melhor, o quê pode facilitar seu jogo no meio-campo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.