Mulher viraliza ao contar qual produto estava lhe causando coceira vaginal

Mulher viraliza ao contar qual produto estava lhe causando coceira vaginalJuliana Morales

A

educadora sexual canadense chamada Jeneka Jool usou as suas redes sociais para compartilhar um assunto íntimo, mas muito relevante no quesito saúde íntima. A especialista contou que, no último ano, “sofreu com uma candidíase de repetição” e que tentou de tudo para solucionar o problema. “Tentei melhorar meu sono, comer menos açúcar, trocar o material da minha calcinha, não usar calcinha, mudar o lubrificante, a camisinha”, conta, afirmando que nada disso adiantou.

Em um noite que estava sentindo muita coceira na região vaginal, Jeneka decidiu buscar possíveis respostas no Google. Foi aí que encontrou em uma página do Reddit com dezenas de relatos de pessoas com vulva que também estavam passando pela mesma situação. Uma causa comum relatada pelas mulheres chamou atenção da educadora sexual: o uso do papel higiênico.

“Então você quer me dizer que o agressor era apenas um quadrado branco esperando para travar uma guerra contra meu corpo toda vez que eu precisasse sentar naquele trono de porcelana?”, relembra com bom humor quando leu que o papel higiênico poderia ser o motivo do seu problema crônico.

Continua após a publicidade

Apesar da surpresa, ela fez mais um tentativa na esperança de se curar finalmente. Jeneka trocou a marca do papel higiênico que usava em casa e, em três semanas e meia, já não sentia mais nenhuma coceira ou sintoma. Nos comentários do vídeo viral da educadora sexual, muitas seguidoras compartilharam experiências similares relacionadas ao produto.

@jenekajool

Costco Kirkland Signature 2-ply Bath Tissue 30-pack count your MF days!!!! 🧻

♬ original sound – JENEKA 🍅

Papel higiênico pode causar candidíase mesmo?

A ginecologista Juliana Teixeira explica à CAPRICHO que, apesar de Jeneka afirmar que sofria de candidíase de repetição, é preciso esclarecer que nem tudo é candidíase. Há diferentes fatores que podem desencadear coceira vaginal. Um deles é a alergia, que pode ser causada pelo amaciante que lava a calcinha, ou o sabonete usado no banho ou qualquer outro produto que entre muito em contato com a região íntima.

Continua após a publicidade

“Muito provavelmente, a mulher do vídeo tinha uma alergia a algum componente presente naquela marca de papel higiênico específica. Aí quando fez a troca, não teve mais contato com o motivo da reação alérgica e os sintomas pararam”, explica a médica. “Para fazer um diagnóstico de candidíase de repetição é preciso verificar a presença de fungos por meio do microscópio”, completa.

Pelo vídeo não dá para saber se a educadora sexual chegou a fazer o exame, mas Juliana diz que a moral da história importante aqui é que nem tudo que coça é candidíase e é preciso tomar alguns cuidados com produtos que entram em contato com a região íntima.

“A recomendação é evitar papel higiênico perfumado e colorido, porque isso pode dar alergia, assim como sabonetes íntimos com perfume e amaciantes usados para lavar as calcinhas. Mulheres que têm alergia, principalmente a tintas, devem evitar peças íntimas coloridas também. Tudo isso pode causar sintomas de irritabilidade, coceira, inchaço, que, muitas vezes, são confundidos com a candidíase”, finaliza.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.