Criminosos se passavam por mulheres para atrair vítimas e extorqui-las

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu mandado de busca e apreensão contra criminosos especializados em extorquir dinheiro de pessoas, sob a ameaça de expor nudes e vídeos sexuais das vítimas na internet.

A operação Blackmail foi realizada por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) na última quinta-feira (21/11).

De acordo com as investigações, os criminosos criavam falsos perfis de mulheres atraentes nas redes sociais e convenciam as vítimas a mandarem mensagens e imagens de conteúdo sexual.

Após isso, os envolvidos exigiam quantias expressivas para que o conteúdo íntimo não fosse divulgado para os familiares e amigos das vítimas.

Inicialmente, a PCDF identificou e prendeu em flagrante delito o beneficiário dos valores recebidos com a aplicação do golpe. Agora, com a continuidade da investigação, a equipe conseguiu identificar o autor intelectual da associação criminosa, morador da cidade de Planaltina, Distrito Federal.

Foi dado cumprimento de busca e apreensão na residência do criminoso, onde foram localizados equipamentos informáticos usados na prática do crime, que serão periciados pelo Setor de Perícia de Informática do Instituto de Criminalística.

Os investigados podem receber penas de até 27 anos de prisão caso sejam condenados pelos crimes de extorsão majorada, falsa identidade, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.