Volkswagen Polo terá eletrificação parcial e produção na África do Sul

Volkswagen Polo 2020Divulgação/Volkswagen

Devido às normas de emissões mais rígidas na Europa, montadoras como a Volkswagen estão focando em modelos eletrificados. Em setembro, o grupo alemão anunciou que a produção do Polo deixará a Europa, concentrando-se em SUVs e veículos elétricos.

Polo continuará na Europa com eletrificação parcial

Kai Grünitz, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen, revelou que o Polo continuará a ser distribuído na Europa, com produção transferida para a África do Sul. Essa mudança não implica que o Polo se tornará totalmente elétrico, mas sim que incorporará algum nível de eletrificação.

As opções de eletrificação incluem uma versão híbrida leve, semelhante às tecnologias já vistas no Brasil, como no Fiat Pulse e Fastback. Outra possibilidade é uma versão híbrida total, utilizando motores 1.0 e 1.5 TSI, evoluções do motor 1.4 utilizado no Brasil.

Além disso, o Polo pode passar por mudanças visuais para se alinhar com os futuros carros da linha ID da Volkswagen. Enquanto isso, o futuro do Polo GTI, o último esportivo compacto a combustão na Europa, é incerto.

Atualmente, o Polo GTI utiliza um motor 2.0 TSI de 207 cv e câmbio de dupla embreagem de sete velocidades. Ele pode ser substituído pela versão esportiva do ID.2. O Polo, assim como o Golf, tem uma história significativa para a Volkswagen.

Desde 1979, o modelo acumulou seis gerações. Em 2024, o Polo figura como o oitavo carro mais vendido no mercado europeu. No Brasil, ele compete pela liderança com a picape Fiat Strada e o hatch Hyundai HB20, mantendo forte apelo entre consumidores.

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