Relembre a história do Chevrolet Corsa, que completa 30 anos em 2024

‘Wind’ era a opção mais acessível do Corsa Divulgação/Chevrolet

O ano de 1994 é lembrado pelos brasileiros, principalmente pela morte de Ayrton Senna e pelo título da seleção na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Mas, para a Chevrolet, o ano marcou o lançamento de um de seus modelos mais marcantes no país, o Corsa.

O hatchback chegou oficialmente ao país em fevereiro de 1994, cerca de um ano após seu lançamento na Europa e era pensado como substituto do icônico Chevette. As unidades iniciais eram equipadas com motor 1.0 à gasolina de 50 cv e injeção monoponto, o que fez do carrinho com visual arredondado o primeiro carro 1.0 do país a contar com injeção de combustível.

O Corsa fez tanto sucesso no seu lançamento que os executivos da marca foram a público pedir para os clientes esperarem a estabilização da produção para procurar pelo modelo, visando evitar que as concessionárias cobrassem ágio.

Corsa GL 1994 já trazia mais equipamentos, para-choques na cor da carroceria e rodas de liga leveDivulgação/Chevrolet

Alguns meses mais tarde, em julho, chegou a versão GL com motor 1.4 de 60 cv enquanto em outubro, foi a vez da esportiva GSI de 108 cv, que estreou no Salão do Automóvel de 1994, disputando espaço e atenção com Jaguar XJ 220, Ford Mustang e até Dodge Viper.

Corsa GSi trazia teto solar e kit aerdinâmico e motor mais potenteDivulgação

A edição esportiva GSi, trazia o motor 1.6 16V de 108 cv, era importada da Hungria, e chegava para disputar espaço com Fiat Uno Turbo e o Volkswagen Gol GTI (ainda o “quadrado”), o GSI trazia freios a disco ventilados e freios ABS, além do visual mais invocado.

Chevrolet Corsa Pick-upReprodução

A família ficaria maior no ano seguinte com o lançamento das versões picape, sedã e hatchback de quatro portas. Junto dessas novidades chegou também o propulsor 1.6 de 92 cv.

Em 1996, foi a vez dos primeiros motores com injeção multiponto, conhecidos como MPFI, que passaram a contar com 60 cv de potência . A família finalmente ficaria completa após a chegada da versão perua, chamada de Corsa Wagon. Ainda para 1997, a opção sedã ganhava a versão GLS, considerada a de maior luxo embarcada dentro da família Corsa. Além disso, 97 marcou ainda a chegada da transmissão automática de quatro velocidades para a linha.

Corsa Wagon chegou para complementar a família CorsaDivulgação/Chevrolet

Em 1998, o sedã passou a oferecer o novo motor 1.0 nas versões batizadas de “Super”, novidade que chegou à perua somente em 1999 e retirando de linha o motor 1.4.

Chevrolet CorsaDivulgação

Em 2002, o Corsa ganhou uma geração completamente nova, que também trazia o desenho do modelo europeu para os trópicos. Com dois anos de atraso em relação ao Velho Continente, o Corsa brasileiro trouxe um novo motor 1.0 8V de 71 cv e o inédito 1.8 8V de 102 cv. A novidade chegou em versões hatchback e sedã, com a picape, batizada de Montana, chegando em 2003.

A chegada da nova geração não significou o fim da linha para o primeiro Corsa, que seguiu sendo vendido como “Corsa Classic”, enquanto o posto de carro de entrada da marca foi ocupado pelo Celta.

O “Corsão”, como popularmente foi chamada a segunda geração do Corsa, também teve uma versão com visual esportivo, chamada de SS, que trazia o mesmo motor 1.8 de 120 cv. O modelo ficou em produção até 2012, dando lugar ao Agile. O sedã de antiga geração, continuou em produção até 2016, perdendo o nome Corsa e sendo conhecido apenas como Classic.

Chevrolet ClassicDivulgação

Por que o nome Corsa deixou de ser usado?

Nomes como Corsa, Zafira, Vectra, Astra, entre outros, deixaram de ser utilizados pela Chevrolet desde 2012, quando a Opel, detentora desses nomes e braço europeu da General Motors, começou a se vincular com outras marcas, se juntando ao grupo Peugeot-Citroën (PSA) em 2012. Somente em 2017 a General Motors se desvinculou totalmente da Opel, que hoje faz parte da Stellantis, assim como Peugeot e Citroën.

O Corsa ainda existe?

Opel Corsa é utiliza é construído a partir da mesma plataforma do Peugeot 208, a CMPDivulgação/Opel

Atualmente, o Corsa segue em produção na Europa e ainda adota a carroceria hatchback, sendo oferecido na versão de entrada, chamada de “Corsa”, GS, podendo ser encontrado tanto com motores aspirados e turbo à gasolina, além de opções híbridas e 100% elétricas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.