Distrito Federal ganha a primeira cooperativa mirim

Em uma iniciativa pioneira no Distrito Federal, o Sicoob Nova Central e o Sicoob Credijustra celebraram a criação da Coop Alecrim Mirim, a primeira cooperativa mirim da região. Composta por 39 crianças do Condomínio Privê Lucena Roriz, em Ceilândia (DF), ela oferece aos jovens uma experiência prática de cooperativismo, promovendo educação financeira e o empreendedorismo desde cedo.

No contraturno escolar, eles fabricam artesanalmente biscoitos, agora inseridos em um ambiente cooperativo, no qual são enfatizados os valores da cooperação, economia colaborativa e gestão consciente.

Recentemente, durante Assembleia Geral, os associados elegeram o Conselho de Administração e os gestores da nova cooperativa: Sofia Feitosa (presidente), Pedro Augusto Ferreira (vice-presidente), Emanuelly Araujo (tesoureira), Sara Apóstolo (vice-tesoureira), Maria Byanca Gomes (secretária), Breno Lima (vice-secretário), e Arthur Rum (vogal).

Fotografia colorida mostrando estudantes em auditório mostrando cartões verdes-Metrópoles
Associados votaram e elegeram o primeiro Conselho Fiscal e de Administração

O diretor Administrativo Financeiro da Nova Central, Newton Brum, ressaltou o caráter inovador do projeto, que é um marco no Distrito Federal.

“A cooperativa mirim representa o compromisso do Sicoob com a formação de uma geração consciente e capacitada para um futuro sustentável. A Central dará suporte completo na formação educacional desses pequenos cooperados, incluindo atividades que ensinam sobre economia e gestão”, garante.

Para Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), essa iniciativa representa uma grande conquista para o segmento de todo o país.

“O nível de empolgação e comprometimento das crianças demonstra a importância de ensinar a cooperação desde cedo. Desejo muito sucesso a esses jovens e que eles possam defender o cooperativismo como uma alternativa aos bancos convencionais, promovendo justiça social e distribuição de riquezas”, destaca.

Para Juliana Marinho, pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Sicoob Credijustra, o projeto é uma oportunidade de fortalecer a cultura cooperativista, engajando a comunidade e inspirando outras instituições a adotar esse modelo como meio de transformação social.

“A cooperativa mirim promove a educação financeira, o espírito de cooperação e o empreendedorismo entre jovens, preparando-os para o futuro com uma visão colaborativa e sustentável.”, ressalta.

Representantes do Sicoob Nova Central, Centro Cooperativo Sicoob, OCB/DF e Sicoob Credijustra prestigiaram o lançamento da cooperativa mirim

Com a criação da Coop Alecrim Mirim, o Sicoob Credijustra com o apoio do Sicoob Nova Central deixa um legado no DF, mostrando que a educação financeira e o cooperativismo podem transformar a vida de jovens e gerar impacto positivo em toda a comunidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.