Análise: Botafogo não consegue vencer mais uma retranca e vê distância para o Palmeiras diminuir

Análise: Botafogo não consegue vencer mais uma retranca e vê distância para o Palmeiras diminuirFoto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo empatou mais uma partida considerada acessível em um curto espaço de tempo. Na noite da última quarta-feira (20), o Alvinegro ficou no 0 a 0 com o Atlético-MG, mesmo tendo um jogador a mais em campo durante 60 minutos de jogo. Com isso, a distância para o vice-líder Palmeiras caiu para apenas um ponto de diferença.

Esse é o terceiro empate da equipe de Artur Jorge em seus últimos seis jogos disputados. A distância entre as duas equipes chegou a ser menor, mas a situação atual é pior por conta dos pontos que o Alvinegro perdeu empatando e das atuações. Em todas as partidas, a equipe da estrela solitária sofreu para furar retrancas e deixou de fazer seis pontos acessíveis. 

Partida abaixo

Antes mesmo da expulsão de Rubens, que levou vermelho aos 40 do primeiro tempo, o Botafogo era melhor na partida e não conseguia criar chances claras no campo de ataque. No intervalo, Gabriel Milito colocou Igor Rabello no lugar de Paulinho para aumentar a altura da defesa do Galo e dar a bola à equipe de Artur Jorge. 

A estratégia atleticana deu certo. O time carioca não conseguiu criar jogadas pelo chão e tentou atacar por meio de lançamentos. Foram 49 ao todo, mas apenas 13 acertaram um jogador do Alvinegro. 

Artur Jorge fez substituições e posicionou Matheus Martins e Jeffinho pelo lado direito. No entanto, a equipe só teve uma melhora ofensiva quando o camisa 37 foi puxado para o lado esquerdo. Ele deu um chute perigoso da entrada da área e um passe para Bastos, que perdeu na pequena área. 

No geral, a equipe da estrela solitária fez sua pior partida em termos ofensivos em seus últimos seis jogos. Apesar de ter tido 27 finalizações durante todo o jogo, apenas quatro foram na direção da meta defendida por Everson. Fora isso, o goleiro atleticano fez apenas duas grandes intervenções. Fora isso, o problema de furar retrancas se repetiu. 

Mesmo assim, o Botafogo ainda é o líder do Brasileirão, e depende apenas de si mesmo para ser campeão. No entanto, precisa melhorar quando joga contra equipes que jogam retraídas. O Alvinegro precisa superar as dificuldades para voltar a vencer a competição depois de 29 anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.