Murici: saiba mais sobre fruta tropical rica em vitamina C e proteínas

Uma fruta tropical com propriedades nutricionais muito benéficas e um inusitado sabor está conquistando as atenções de nutricionistas e chefs de todo o mundo. O murici, que floresce entre o Brasil e o México, é conhecido especialmente no Nordeste por seu sabor que lembra um queijo suave e adocicado, mas agora ganha popularidade extra pelo nome que é conhecido em inglês, nance.

“O murici é uma fruta rica em vitaminas C, K e do complexo B. Ela tem bastante ferro e pode ser aproveitada em sua totalidade, das sementes às folhas. As folhas, por exemplo, são usadas na medicina fitoterápica para combater a tosse e funcionam como laxante natural”, explica a nutricionista Anna Vasconcelos, de Sobral (CE).

Além disso, cerca de 4% da composição da fruta é de proteínas. Pode parecer pouco, mas a quantidade está acima da maioria das frutas: é muito mais do que o 1,1% da banana, por exemplo.

Fruta fonte de vitamina C

O murici é uma fruta muito rica em vitamina C: 100 gramas chegam a ter 404 mg do nutriente, quatro vezes mais do que a recomendação mínima diária para um adulto.

No organismo, a vitamina C tem uma atividade múltipla: ela fortalece o sistema imunológico, combate os radicais livres e ajuda na absorção de ferro. Além disso, é um poderoso antioxidante, protegendo as células, inclusive as responsáveis pela produção do colágeno no corpo, o que ajuda a manter a pele mais firme.

“O nance é uma excelente fonte de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, além de ter nutrientes e fotoquímicos que ajudam o organismo a combater os radicais livres, reduzir o extresse oxidativo e fortalecer o sistema imunológico”, resume a nutricionista Gaby Esteves, da Clínica Ginelife, de São Paulo.

Saúde dos olhos

Além dos benefícios nutricionais das vitaminas, a polpa da fruta também possui propriedades que favorecem a manutenção da saúde dos olhos. Um estudo feito na Universidade Federal do Pará (UFPA) e publicado na revista Foods em 2021 mostrou que um óleo concentrado extraído da polpa do murici é rico em luteína, uma substância conhecida por auxiliar a manutenção da boa saúde dos olhos e que teria potencial para ser usada pela indústria farmacêutica em medicamentos para melhorar a visão.

“Além da luteína, o óleo de murici também apresentou alta concentração de ácidos graxos oleico (ômega 9), palmítico e linoléico (ômega 3), substâncias que contribuem para o bom funcionamento do organismo”, explicou a responsável pela pesquisa, Flávia Pires, em um comunicado à imprensa.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.