Ex-governador do Acre, Flaviano Melo passa por cateterismo em São Paulo


Atual presidente do MDB no Acre está internado desde a última quarta-feira (6) e foi transferido para a capital paulista com um quadro de pneumonia. Doença regrediu, porém foi necessário fazer procedimento médico na última segunda-feira (11). Flaviano melo passa por cateterismo e se recupera em São Paulo
Arquivo pessoal
O ex-governador e presidente do MDB no Acre, Flaviano Melo, precisou passar pelo procedimento médico cateterismo que permite diagnosticar e tratar doenças cardíacas na última segunda-feira (11), após ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele apresentou problemas de saúde na última quarta-feira (6) quando foi levado à UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com o presidente do MDB em Rio Branco, Chagas Romão, Melo passou pelo cateterismo e se recupera bem. Ainda segundo Romão, Melo é acompanhado por esposa e filho na capital paulista.
“Ele está melhor, Graças a Deus. Ontem o filho dele falou com a gente e ele está melhorando sempre. A pneumonia e o coração já melhorou. Fizeram o cateterismo nele e está tudo normal no coração dele”, disse Romão.
O MDB informou que nesta terça-feira (12), que foi retirada a sedação a tarde, porém como eram medicações de longa duração, ele apenas se mexeu e não chegou a acordar.
“Continua com diuréticos para retirada das medicações e dos resquícios de líquidos do pulmão (pela urina)”, comunicam em nota.
Romão anunciou que ainda não há previsão de alta para Melo.
Cateterismo
O procedimento consiste em diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração
É indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.
O acúmulo de placas estreita o interior das artérias e restringe o fluxo de sangue ao coração. O cateterismo cardíaco é muito utilizado para diagnosticar e/ou tratar diversas condições cardíacas, dentre as quais: avaliar as artérias coronárias que irrigam a musculatura do coração, desobstruir artérias e válvulas devido ao acúmulo de placas de gordura, verificar se existem lesões nas válvulas e do músculo cardíaco, verificar a existência de alterações na anatomia do coração não confirmadas por outros exames, mostrar em detalhes malformação congênita em recém-nascidos e crianças.
A recuperação do procedimento é rápida, e não havendo complicações que impeçam, o paciente recebe alta logo após algumas horas, desde que não haja outro procedimento associado.
Deputado federal Flaviano Melo fala sobre seu mandato
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.