Barroso diz ver ‘impacto negativo’ na articulação global com volta de Trump ao poder nos EUA

Presidente do STF expôs preocupação com meio ambiente ao lembrar que Trump retirou EUA do Acordo de Paris. Mas disse que cenário pode gerar novas lideranças climáticas. “As relações entre países são baseadas em interesses, e deve ser pragmáticas, de modo que acho que o Brasil tem uma diplomacia altamente qualificada, de modo que eu acho que a diplomacia brasileira vai conseguir lidar com essas questões, eu lamento a taxa de na perspectiva do multilateralismo e acho que o Brasil deve ver isso como oportunidade de espaço pra crescimento”
“Do ponto de vista ideológico e da articulação global vai haver um impacto que pode ser negativo, todo mundo sabe a posição do presidente dos EUA, já saiu uma vez do acordo de Paris, eu acho lamentável
Acho que sim que teremos um pouco de reversão pelo menos na articulação global nessa matéria. O que vai acontecer? Vão surgir novas lideranças ambientais no mundo, entre elas a China, portanto, eu não sei como essas placas tectônicas vão se ajustar, mas há uma demanda no mundo humanista por um enfrentamento a mudança climática, que se ela não for enfrentada com a lideranças dos EUA, vai aparecer outras lideranças, e quem sabe não possa ser uma oportunidade”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.