Comunidade isolada pela seca recebe mochilas purificadoras de água na Zona Rural de Manaus


Ação visa melhorar o acesso à água potável e promover a saúde dos moradores da comunidade durante a estiagem. Comunidade isolada por seca recebe mochilas que fazem tratamento de água para consumo de moradores em Manaus.
Patrick Marques/g1 AM
Moradores da comunidade Bela Vista do Jaraqui, localizada a cerca de 40 km de Manaus, receberam 30 mochilas-camêlo que purificam água para consumo nesta terça-feira (12). A ação visa ajudar a população, que sofre com a severa estiagem na região, dificultando o acesso a água potável e alimentos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Devido à seca, os moradores precisam caminhar por cerca de 30 minutos pela mata para chegar até a comunidade. Anteriormente, a área era inundada pelas águas do Rio Negro, o que permitia o acesso fácil da população local e visitantes.
Para ajudar a amenizar essas dificuldades, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realizou a entrega de mochilas-camelo, equipamentos para captação, tratamento e armazenamento de até 15 litros de água. Essas mochilas-camelo são compostas por uma mochila, um filtro portátil e um suporte de parede, e têm sido usadas por centenas de famílias no Brasil para garantir o acesso à água potável.
O kit facilita o processo, permitindo aos moradores captar, transportar, armazenar e filtrar a água, tornando-a adequada para consumo. Segundo a Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcleia Solidade, essa iniciativa busca proporcionar mais autonomia e qualidade de vida à comunidade, especialmente durante o período de estiagem.
“É uma mochila que trata a água, independe se é a água do rio barrento, como o Rio Solimões ou o próprio Rio Negro, e ela tem a capacidade não só de decantar, tirar o sedimento que tem, mas tratar a água também, se a gente sabe que um dos maiores vetores problemas de saúde, ele vem através da água, diarreia, essas coisas todas, então, essa tecnologia é uma tecnologia que ela é um preço acessível e ela pode atender essa demanda que é das famílias que estão morando de forma isolada”, explicou.
Comunidade isolada por seca recebe mochilas que fazem tratamento de água para consumo de moradores em Manaus.
Patrick Marques/g1 AM
O pescador Raimundo, presidente da associação dos moradores da comunidade, afirmou que a entrega das mochilas-camelo será fundamental para garantir que os moradores tenham acesso a água de qualidade durante o período de seca, evitando doenças que podem ser causadas pelo consumo de água contaminada.
“Esse é um momento muito especial. Receber esse equipamento é um equipamento essencial para as famílias. Nesse momento de estiagem que estamos passando aqui na região, né? Um momento de seca, onde as famílias estão isoladas nas comunidades e precisamos ter o cuidado com o tratamento das águas. Hoje, nossas águas não estão de qualidade, a água do rio não está de qualidade para beber. E hoje chega essa tecnologia, né, através da parceria da fundação mais instável com associações. E através também de parceiros, a gente recebe de bom grado e isso vai ser de grande utilidade para as famílias”, afirmou.
Para os moradores que vivem da pesca e enfrentam a longa caminhada mencionada no início da matéria, a mochila-camelo será um utensílio essencial. Ela permitirá que possam se manter hidratados com água filtrada, garantindo a saúde e o bem-estar durante suas atividades, como no caso do pescador Maurício Dejacir.
“Às vezes é muito complicado depois que seca o rio aí. É um sofrimento bacana aí pro cara passar, né? Mas a gente vai enfrentando. Agora eu vou levar a mochila e tratar a água em casa e beber água”, finalizou o pescador.
Comunidade isolada por seca recebe mochilas que fazem tratamento de água para consumo de moradores em Manaus.
Patrick Marques/g1 AM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.