Trump começa a escolher equipe que vai comandar a política externa a partir de 2025


O deputado Mike Waltz será o conselheiro de Segurança Nacional do presidente. O senador Marco Rubio é o nome mais cotado para o principal cargo da política externa americana: o de Secretário de Estado. Trump começa a escolher equipe para comandar a CIA e a política externa dos EUA
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a escolher a equipe que vai comandar a política externa a partir de 2025.
O deputado Mike Waltz vai ser o conselheiro de Segurança Nacional do presidente. Ele é um dos parlamentares mais críticos ao governo da China no Congresso. Disse que já existe uma “Guerra Fria” entre Washington e Pequim; propôs que os americanos tenham mais influência econômica e militar na América do Sul para barrar a influência chinesa na região; e defendeu que as Forças Armadas dos Estados Unidos precisam estar mais bem preparadas para o caso de um conflito na região do Indo-Pacífico. Waltz é veterano militar; serviu no Afeganistão, no Oriente Médio e na África.
No anúncio, Trump indicou o que espera com a escolha:
“Mike tem sido um forte defensor da minha política externa ‘América em primeiro lugar’ e vai ser um tremendo defensor da nossa busca pela paz através da força”.
O deputado Mike Waltz vai ser o conselheiro de Segurança Nacional do presidente
Jornal Nacional/ Reprodução
O senador Marco Rubio é o nome mais cotado para o principal cargo da política externa americana: o de Secretário de Estado. Ele é senador há 14 anos e integrante das comissões de Inteligência e de Relações Exteriores do Senado. Depois da vitória de Trump, disse que os Estados Unidos estão entrando em uma era de política externa pragmática.
Filho de cubanos, ele poderá ser o primeiro latino a comandar a diplomacia americana. É um crítico ferrenho dos governos autoritários da China, de Cuba e da Venezuela, e fez críticas à política externa do governo brasileiro. Quando os presidentes Lula e Joe Biden se encontraram em fevereiro de 2023, escreveu em um artigo:
“O presidente Biden deve adotar uma linha firme com o novo presidente do Brasil, responsabilizando Lula por sua simpatia pelo Partido Comunista Chinês, bem como por outras ditaduras sanguinárias, como as de Cuba, Nicarágua e Venezuela”.
Rubio e Waltz têm criticado a ajuda dos Estados Unidos à Ucrânia na guerra contra a Rússia. O governo americano já liberou bilhões de dólares em assistência militar para os ucranianos. Na guerra em Gaza, os dois congressistas defendem firmemente Israel.
Nesta terça-feira (12), Trump também indicou o ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee, para o cargo de embaixador dos Estados Unidos em Israel.
No fim desta terça-feira (12), o presidente eleito anunciou quem será o novo enviado especial para o Oriente Médio. A escolha de Trump foi Steve Witkoff, um empresário do setor imobiliário.
O desafio mais imediato do time da política externa vai ser acabar com as guerras no Oriente Médio e na Europa, como Donald Trump prometeu.
Na quarta-feira (13), o presidente eleito irá a Casa Branca para se encontrar com Joe Biden para começar a transição de governo. Biden deve pedir que Trump não abandone a Ucrânia.
O ex-diretor de Inteligência Nacional John Ratcliffe foi indicado para ser o novo diretor da CIA, a Agência de Inteligência e Espionagem dos Estados Unidos. Ele é aliado fiel de Trump. O defendeu durante investigações do FBI sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016.
LEIA TAMBÉM
Donald Trump, presidente eleito dos EUA, anuncia nomes dos futuros encarregados do meio ambiente e das fronteiras
Deportações, perdão aos invasores do Capitólio e extinção de processos: o que Trump promete fazer em seu 1º dia na Casa Branca
Saiba quem Trump escolheu para seu novo governo até agora
Adicionar aos favoritos o Link permanente.