BYD anuncia investimento de R$ 70 bilhões para desenvolver tecnologias

Wang Chuanfu, presidente da marca, durante o lançamento do BYD Chaser 07Reprodução

O mercado de veículos está muito dinâmico nos últimos anos, e o mercado chinês é um dos responsáveis por essa velocidade. Para seguir inovando, a chinesa BYD anunciou o investimento de 100 bilhões de Yuan (aproximadamente R$ 69,3 bilhões) para o desenvolvimento de mais sistemas de condução semi-autônoma.

O anúncio do aporte foi feito pelo CEO e fundador da companhia Wang Chuanfu no início da semana, entretanto, o executivo não especificou uma data para o início ou fim dos investimentos.

Segundo a Bloomberg, um dos sistemas que estão sendo desenvolvidos pela BYD é uma espécie de piloto automático que irá permitir que os motoristas deixem o volante e os pedais livres em algumas situações. O site norte-americano reporta ainda que os condutores deverão tocar o volante a cada 15 segundos e será um opcional em modelos mais acessíveis da marca (abaixo de 42 mil dólares).

Cotado para o Brasil, o YangWang U8 será equipado na China com um drone e um volante que pode se separar da coluna de direção. Além disso, um sensor de leitura promete abrir as portas do veículo com o condutor apenas acenando ou mostrando as palmas das mãos.

Essas tecnologias estão se tornando cada vez mais populares no mercado chinês, e uma das pioneiras nessa área é a Xpeng, que trabalha, inclusive, em um projeto de carro voador.

É bem provável que as tecnologias em desenvolvimento pela BYD devem ser ainda mais inovadoras do que as reportadas pela Bloomberg, afinal, em um mercado tão competitivo, os principais segredos das fabricantes são muito bem guardados.

Entretanto, assim como nas demais fabricantes, as novidades mais curiosas e inovadoras devem ser reservadas para os carros mais caros, como o já citado Yangwang U8, que pode até “flutuar sobre as águas”, por exemplo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.