‘+Natureza’ volta com nova temporada e viaja pela região da Serra da Bodoquena


Programa estreia nova temporada no próximo dia 16. Equipe visita áreas de preservação em Jardim, Bonito e Bodoquena. Primeiro episódio visita a RPPN Lagoa Misteriosa, em Jardim.
Reprodução/TV Morena
O programa +Natureza está de volta na tela da TV Morena com uma nova temporada que promete novas aventuras e informação ao público.
A nova temporada estreia no próximo sábado (16), após o Meu MS, e apresenta a experiência da repórter Thayná Oliveira na Serra da Bodoquena, sudoeste do estado.
O programa vai mostrar, em quatro episódios, como funcionam as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), unidades de conservação criadas por iniciativa de proprietários que buscam proteger belezas cênicas e a biodiversidade local.
O +Natureza visitou sete RPPNs localizadas em Jardim, Bonito e Bodoquena, além do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Articuladas com o parque, as RPPNs compõem importantes corredores da biodiversidade e são essenciais para conservação e preservação da Serra da Bodoquena.
A aventura contempla mergulho na Lagoa Misteriosa, trilhas em matas conservadas, plantação de mudas e contemplação de cenários exuberantes. De forma descontraída, o programa busca levar ao público informações sobre a importância das reservas particulares para a preservação do meio ambiente e como essas áreas estão interligadas.
Primeiro episódio
O primeiro episódio do +Natureza fala sobre a RPPN Lagoa Misteriosa, localizada no município de Jardim. Criada em abril deste ano, a área de 38 hectares guarda os “mistérios” da 7ª caverna inundada mais profunda do país, segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia.
Entre os mistérios não revelados estão a real profundidade da lagoa e a presença de duas espécies de peixes das quais não se sabe ao certo como foram parar no local, já que as águas estão cravadas no meio de uma dolina – depressão no solo característicos de relevos cársticos como o da Serra da Bodoquena.
“A região do entorno da Lagoa Misteriosa é de Cerrado. E é uma história interessante, porque no meio do Cerrado, em um espaço de mata atlântica você tem uma imensa cratera na natureza que é uma dolina e, no fundo dela é que se encontra a Lagoa Misteriosa”, relata o instrutor de mergulho, João Gomes.
Conheça a RPPN Lagoa Misteriosa
Mergulhadores já alcançaram 200 metros de profundidade do local e ainda não encontraram o fundo.
“A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade alagada do Brasil a ser licenciada. Ela está conectada a outra RPPN, a do Cabeceira do Prata, formando um grande corredor de fauna”, explica o proprietário Eduardo Coelho.
LEIA TAMBÉM
Conheça os ‘mistérios’ da 7ª caverna inundada mais profunda do Brasil que passa dos 220 metros de coluna d’água
Lagoa mais famosa de MS ganha reconhecimento nacional como Reserva Particular do Patrimônio
Nova temporada
Depois de conhecer a RPPN Lagoa Misteriosa, o +Natureza embarca com destino às RPPNs Cabeceira do Prata e Buraco das Araras. O episódio vai ao ar no dia 23 de novembro, depois do Meu MS.
Criada em 1999, a RPPN Cabeceira do Prata engloba toda a mata ciliar do rio Olho d´Água, desde sua nascente até desembocar no rio da Prata. A área de 295 hectares está localizada no município de Jardim.
Veja fotos da RPPN Cabeceira do Prata
O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Está localizada em Jardim e é, ainda, considerada santuário da arara-vermelha devido à presença da ave em época de reprodução. A RPPN foi criada em 2007 e possui 29 hectares. Veja abaixo fotos da RPPN Buraco das Araras:
Veja fotos da RPPN Buraco das Araras
Os terceiro e quarto episódios vão ao ar nos dias 7 e 14 de dezembro, respectivamente. O destino serão RPPNs de Bonito e Bodoquena, além do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.