BYD presenteia Presidente Lula com SUV elétrico de R$ 530 mil e 517 cv

Presidente Lula recebeu um BYD Tan do presidente da Marca no país, Tyler LiReprodução/Ricardo Stuckert / PR

BYD enxerga o Brasil como um país de grande potencial. Com as obras da fábrica de Camaçari (BA) programadas para começar em breve, o presidente da marca no Brasil, Tyler Li, apresentou em detalhes um relatório com os investimentos da BYD no país, antes de entregar uma unidade do SUV elétrico Tan ao presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a BYD, o carro foi entregue como um comodato, ou seja, um empréstimo onde o bem deverá ser devolvido ao fim do prazo estipulado, que nesse caso, é de um ano.

O carro foi dirigido pela primeira-dama, Janja da Silva, que ressaltou a importância de incentivar a mobilidade sustentável: “Dirigindo um carro BYD elétrico, com energia limpa e sem poluição, é um exemplo para que o Brasil possa chegar à frota de carros que não polua”, declarou.

Segundo Tyler Li, presidente da marca no Brasil, os investimentos de 3 bilhões de reais no complexo de Camaçari, que já foi de propriedade da Ford, deve gerar 10 mil empregos e produzir 150 mil carros por ano.

“A BYD vai investir R$3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho. A ideia é priorizar a mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os colaboradores brasileiros e chineses”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

Além da fábrica, a BYD irá criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico, o que irá permitir que, no futuro, a marca ofereça carros com motores híbridos-flex. Atualmente, os carros híbridos da marca aceitam apenas gasolina e são importados da China.

A operação da marca no setor automotivo no Brasil começou no fim de 2021, justamente com o lançamento do BYD Tan. Até então, a marca oferecia veículos comerciais, empilhadeiras, painéis solares e chassis de ônibus.

Como é o BYD Tan?

BYD Tan EV é o segundo carro mais caro da marca no BrasilDivulgação

Medindo 4,87 m de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,72 m de altura, o Tan EV tem capacidade para transportar até sete pessoas e se destaca pela qualidade dos materiais internos e pela potência. São 517 cv e 68 kgfm de torque, disponíveis de forma instantânea.

A aceleração de zero aos 100 km/h acontece em 4,6 segundos e a velocidade máxima é limitada em 180 km/h, justamente para preservar a vida útil das baterias, que possuem 86,4 kWh de capacidade, e dão ao SUV alcance de 309 km segundo o ciclo PBEV do Inmetro. Segundo a fabricante, para recarregar as baterias de 30 a 80% leva 30 minutos (em carregadores de 110 kW).

Entre os equipamentos, o BYD Tan conta com seis airbags, câmera 360º, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, controle de tração e estabilidade, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de colisão traseira e de tráfego cruzado, assistente de permanência e mudança de faixa, piloto automático adaptativo.

BYD Tan EVDivulgação

Os bancos são de couro sintético e possuem oito ajustes para os ocupantes dianteiros, que também contam com aquecimento e ventilação. A central multimídia tem 15,6” e pode ser disposta na horizontal ou na vertical.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.