Professores do Piauí comentam provas de matemática e ciências da natureza no Enem 2024 no Piauí


Neste domingo, 10 de novembro, os estudantes encararam as provas de ciências da natureza e matemática. Professores do Piauí comentam provas de matemática e ciências da natureza no Enem 2024 no Piauí
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Os professores do Equação Certa falaram com o g1 logo após o primeiro dia de provas do Enem 2024. Neste domingo, 10 de novembro, os estudantes encararam as provas de ciências da natureza e matemática.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Leia abaixo os comentários dos professores. Clique para ser levado até a disciplina:
Física
Química
Biologia
Matemática
Física
Professor Fransuério e professor Jonas Camilo
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Para o professor Fransuério Queiroz, de física, a prova foi simples, com bastante discussão teórica e com poucas questões em que fosse preciso fazer longos cálculos com questões. “Era necessário ter essa profundidade no conteúdo”, comentou o professor.
O professor disse ainda que algumas questões trouxeram temas relacionados ao cotidiano que são recorrentes em provas do enem, como o efeito doppler e o exemplo da sirene de uma ambulância e uma questão sobre o raio-x e a bagagem nos aeroportos, além de questões de ótica, termodinâmica e outros assuntos.
Jonas Camilo, também professor de física, comentou sobre a estrutura da prova. “Uma prova que não precisou de tanta matemática, porém extremamente conceitual. Se o aluno não tivesse facilidade com os conceitos físicos, ele ia ter bastante dificuldade em resolver os itens. A prova abrangeu praticamente todas as áreas e ramos da física com um enfoque em aplicação em situações diárias, corriqueiras, que podem ter esse olhar da essência da natureza”, afirmou.
Para o professor Jonas, uma das questões da prova de física “é passível de ser anulada” por conta de uma incoerência. A questão cita uma cafeteira elétrica e pede que o candidato indique a eficiência energética do equipamento. É a pergunta de número 124 no caderno verde, 100 no cinza, 129 no azul e 102 no caderno amarelo.
Saiba mais: questão de física deve ser anulada por falta de resposta correta
“Realizando os cálculos, você consegue chegar a uma resposta, mas considerando as situações, é uma resposta incoerente. Numa situação não se aplica, porque numa situação normal o que se espera é que você consuma mais energia do que numa situação ideal e lá está o contrário, é como se você tivesse contra as leis da natureza, entendeu?”, comentou o professor.
Voltar ao menu.
Química
professor Argeomar Alves, de matemática – Professores do Piauí comentam provas de matemática e ciências da natureza no Enem 2024 no Piauí
Eric Souza/ g1 Piauí
Para o professor Argeomar Alves, de matemática, as questões de química foram mais “leves” comparadas ao Enem 2023, pois não exigiram cálculos complexos e apresentaram intertextualidades com física e biologia.
Entre as questões, o professor destacou uma de química orgânica, que pediu aos candidatos para identificar um composto orgânico; e outra sobre pilhas que trouxe duas equações e perguntava a equação global, obtida pela multiplicação de uma e a soma das duas.
“Foi uma prova que não teve muito cálculo. Você desenvolvia ali uma regra de três, tirava uma porcentagem do etanol presente no biogás… Muitas questões associaram química, física e biologia, falaram sobre potência, eficiência, raio-X Tudo bem revisado e o aluno conseguiu desenvolver bem”, concluiu Argeomar.
Voltar ao menu.
Biologia
Professor Honeidy, de biologia
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
O professor Honeidy, de biologia, comentou que uma aumento na qualidade gráfica da prova, que trouxe figuras mais bem coloridas, que ajudaram na exposição dos elementos.
“Então, esse ano a gente observou um cuidado especial com todos os gráficos, com todas as figuras. Figuras muito bem estruturadas, muito bonitas, e relacionadas diretamente à resolução da questão. E coloridas, né? Num nível que nunca tínhamos visto antes. Muito bom, o que mostra que o ENEM, ele está evoluindo”, disse o professor Honeidy .
Além disso, o professor Honeidy observou que foram utilizadas novamente questões relacionadas a ecologia, mas numa abordagem mais ampla. A prova discutiu ainda outros assuntos já esperados, como citologia, estetologia, genética e biotecnologia.
O professor chamou atenção que questões com mais de 10 anos, como uma de 2013, foram usadas na prova de 2024. “Esse ano não tivemos só referências de, tipo, quatro anos atrás. Tivemos questões que o acesso da questão aconteceu em 2013, mas nós tivemos questões também cujo acesso aconteceu em julho de 2024, poucos meses atrás. São mais de dez anos de arquivos de questões. O banco de questões está sendo bem utilizado, né?”
Voltar ao menu.
Matemática
Professor Chaguinha, de matemática – Professores do Piauí comentam provas de matemática e ciências da natureza no Enem 2024 no Piauí
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Segundo o professor Chaguinha, a prova de matemática foi bem distribuída em seus conteúdos exigindo do aluno bom gerenciamento do tempo e cuidado na interpretação da questão para não errar.
“O Enem tem mantido o padrão em termos de distribuição de conteúdos e raciocínios, sempre presente ali em questões de função afim, função quadrática, projeção ortogonal, áreas de figuras planas, probabilidade, combinatória. Então aquele aluno que se preparou desde os raciocínios básicos dos conteúdos teve sim como fazer uma boa prova, apesar de muitas questões trabalhosas em relação aos cálculos e conjuntamente a prova de natureza, que pede do aluno uma aplicação maior, faz com que o tempo seja o maio inimigo na resolução dessa prova. As pegadinhas também são sempre presentes na prova do Enem, principalmente no segundo dia. Na prova de matemática não foi diferente. Várias questões que você tinha que ter cuidado ao interpretar para que você não fosse induzido ao erro”, pontuou o professor.
Voltar ao menu.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.