Imagens de drone mostram ‘correnteza’ de lixo no Rio Tietê após fortes chuvas no interior de SP; vídeo


Parque das Lavras é um dos locais, quando há muita chuva, onde mais se acumulam resíduos ao longo do rio. Imagens registram grande volume de lixo no Rio Tietê em Salto após chuvas dos últimos dias
Imagens feitas por drone mostram o grande volume de lixo no Rio Tietê, no trecho que passa pela por Salto, no interior de São Paulo. O registro foi feito na manhã deste sábado (9) após as fortes chuvas que atingiram a região entre quinta (7) e sexta-feira (8)
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No vídeo, é possível ver grande quantidade de garrafas pet’s e outros itens de plástico em um trecho do rio que fica perto do Parque das Lavras. O local, quando há muita chuva, é dos pontos onde mais de acumulam-se resíduos ao longo do rio (veja acima).
De acordo com a Prefeitura de Salto, na sexta-feira, a vazão de Rio Tietê era de 380 metros cúbicos por segundo. Normalmente, a vazão é de 250 a 300 metros cúbicos por segundo.
LEIA TAMBÉM
Morador ajuda a resgatar homem ilhado em carro durante temporal em Sorocaba
Manga compara estragos com chuva de janeiro, anuncia novas obras e diz que situação é ‘um problema de 50 anos’
Imagens aéreas mostram pontos de alagamentos em Sorocaba após temporal
Imagens mostram grande volume de lixo após chuvas no Rio Tietê, em Salto (SP)
Daniel Santos/Reprodução
Conforme especialistas, o rio, que nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, e deságua no Rio Paraná, divisa do estado com Mato Grosso do Sul, “ganha” a carga de lixo ao passar pela Grande São Paulo.
Em várias situações, como em fevereiro de 2019, o rio transbordou e o lixo chegou a invadir ruas da cidade. Ainda em 2019, a Prefeitura de Salto informou que, em cinco anos, a partir de 2014, retirou 200 toneladas de lixo do rio.
Outros pontos de acúmulo de lixo
Perto de Salto, três usinas controlam a vazão do Tietê. Durante o trajeto, o material acaba acumulando diariamente na barragem da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que fica na cidade de Santana de Parnaíba. Outro local onde se acumula lixo é na usina de Rasgão, em Pirapora do Bom Jesus.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.