
Região Metropolitana tem programação variada, com atividades gratuitas e pagas. Previas de carnaval, show de Rapha Santos e Festival Reside Amaro são opções de diversão da agenda do g1
Montagem/g1
A primeira semana de fevereiro abre o mês já em clima de carnaval, com prévias gratuitas e pagas para todos os gostos. Além disso, a agenda cultural do g1 traz a gravação do DVD “Chama no Bregão”, de Raphaela Santos, o Festival Reside Amaro, exposições e espetáculos.
Confira a agenda cultural do g1:
Prévias de carnaval no Recife
“Quinta no Galo”, com Almir Rouche e convidados
Gravação do DVD “Chama no Bregão”, de Raphaela Santos
Show de lançamento do álbum “Coral”, de Zé Manoel
Festival Reside Amaro
Espetáculo infantil “Pluft, o fantasminha”
“Ópera do Claustro”
Ensaios do Carnaval no Galo da Madrugada
Palestra-espetáculo “Fé no Flow”, de Murilo Gun
Exposição Mundo Jurássico
Ensaios de carnaval na Casa Estação da Luz
Exposição “Jogos frutais”
Exposição “Vestígios de Estranha Civilização”
Exposição “Serpentário”
Exposição “O Auto de Ariano, o realista esperançoso”
Exposição “Mancha de dendê não sai”
“Iceland — Patinação no Gelo”
Exposição “Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum”
Exposição “Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?”
Exposição “Cosmo/Chão”
Prévias de carnaval no Recife
Caboclinhos tomam as ruas do Recife Antigo
Ricardo Labastier/Titular Fotografia
Para quem não abre mão da folia, o carnaval já começou. Entre as atividades gratuitas estão ensaios de grupos de maracatu, concursos, apresentações culturais e muito mais.
Confira as prévias desta semana:
Quarta-feira (5)
17h – Ensaios de nações de maracatu (Tumaraca) – Porto Rico
Quinta-feira (6)
17h – Ensaios de nações de maracatu (Tumaraca) – Estrela Brilhante do Recife
17h – Encontro de baques de caboclinhos e índios
20h – Concurso rei e rainha (primeira eliminatória)
Sexta-feira (7)
17h – Ensaios de nações de maracatu (Tumaraca)
17h – Acerto de marcha
Sábado (8)
17h – Acerto de marcha
Domingo (9)
16h – Entardecer dos Passistas
17h – Concurso de porta estandarte, porta flabelo, mestre sala e porta bandeira
Prévia “Quinta no Galo”
Almir Rouche em imagem de arquivo
Danilo Melo/g1
A prévia carnavalesca do Galo da Madrugada recebe, na quinta-feira, Almir Rouche e convidados em um show especial para deixar todo mundo já no clima para a folia de Momo.
Gravação do DVD “Chama no Bregão”, de Raphaela Santos
Raphaela Santos em show em 2024
Erickson Nogueira/g1
A cantora Raphaela Santos grava seu novo DVD, “Chama no Bregão”, em um show participações especiais de artistas como Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Joelma, Yara Tchê, Heitor Costa e Noara Marques. O repertório da apresentação reúne sucessos de Raphaela, além de músicas inéditas que fazem parte do novo projeto. Os portões abrem às 19h.
Show de lançamento do álbum “Coral”, de Zé Manoel
Zé Manoel é um cantor petrolinense
Wendel Assis/Divulgação
O cantor, pianista e compositor pernambucano Zé Manoel apresenta seu novo álbum, “Coral”, apontado como um dos 50 melhores de 2024 pelo Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte. O show conta com a participação especial da cantora Isadora Melo e traz, no repertório, músicas como “Golden”, “Malaika” e “Canção de amor para Johnny Alf”.
Festival Reside Amaro
Festival Reside Amaro é realizado nas ruas de Santa Amaro, no Recife
Rogério Alves/Divulgação
Com a proposta de apresentar a arte e vizinhança do bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, o Festival Reside Santo Amaro apresenta performances, instalações e peças tendo vizinhos como artistas e intérpretes, além de apresentações em espaços abertos, cada uma com duração máxima de 30 minutos. Na sexta (7), há apresentação do Som na Rural e cortejo do Boi Marinho.
Espetáculo infantil “Pluft, o fantasminha”
Espetáculo infantil ‘Pluft, o fantasminha’
Renato Mangolin/Divulgação
A história de Pluft é contada através do teatro de bonecos, ambientado em um mundo de dinâmica e cores próprias. A montagem tem como referências obras icônicas da cultura japonesa como “A princesa Mononoke”, “Ponyo” e “Meu amigo Tororo”. Tanto os atores-manipuladores como os bonecos usam trajes de inspiração oriental.
“Ópera do Claustro”
Armando Lôbo e Victor Luiz são os compositores pernambucanos da Ópera do Claustro
Victor Luiz/Divulgação
Com uma mistura de influências que vão de Franz Kafka a Nelson Rodrigues, a “Ópera do Claustro” reúne duas óperas simultâneas, com dois libretos independentes e duas escritas musicais contrastantes. “Artista da fome”, de autoria de Armando Lôbo, e “Desachados e perdidos”, de Victor Luiz, ambos pernambucanos, serão executadas simultaneamente e no mesmo espaço, em um espetáculo de 70 minutos. O cenário é uma instalação visual do artista paraibano Marcelo Coutinho, radicado no Recife.
Ensaios do Carnaval no Galo da Madrugada
Imagem de arquivo mostra André Rio no comando dos ensaios do Galo da Madrugada na sede do bloco, no bairro de São José, no Recife
Angélica Souza/Divulgação
O cantor e compositor André Rio e o Bloco das Ilusões voltam a comandar o projeto Ensaios do Carnaval, tradicional prévia do Galo da Madrugada. A programação conta com cinco festas na sede da agremiação, em todos os sábados, até a semana pré-carnaval.
Exposição “Mundo Jurássico”
A exposição “Mundo Jurássico” fica em cartaz no Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, conta com 12 réplicas realistas de dinossauros em tamanho natural – com sons e movimentos, e a proposta de ser uma experiência imersiva e educativa. Entre os destaques está o Tiranossauro Rex: uma réplica com 13 metros de comprimento e 6 metros de altura. Também podem ser vistas reproduções de outros dinossauros: Estegossauro, Tricerátopo, Espinossauro, Parassaurolofo e Amargossauro, além de ovos de dinossauro em tamanho real.
Ensaios de carnaval na Casa Estação da Luz
Maestro Spok recebe convidados a cada domingo na Casa Estação da Luz
Viika/Divulgação
A Casa Estação da Luz recebe o Maestro Spok, todos os domingos de fevereiro, para uma celebração ao carnaval com convidados diferentes a cada semana. A proposta é trazer artistas de várias partes do país para mostrar, com musicalidades de vários tons, toda a versatilidade do frevo.
No domingo (9), Maestro Spok recebe Juliana Linhares, Josyara, Martins, Flaira Ferro e PC.
Palestra-espetáculo “Fé no Flow”, de Murilo Gun
Murilo Gun em imagem de arquivo
Tribe Zen/Divulgação
Em “Fé no Flow”, Murilo Gun utiliza humor, música ao vivo e autoconhecimento para falar sobre planejamento, organização, previsibilidade e estabilidade, em contraponto ao caos da criatividade.
Exposição “Jogos frutais”
Quadro da exposição ‘Jogos frutais’, da artista plástica Tânia Carneiro Leão
Tânia Carneiro Leão/Divulgação
A artista plástica Tânia Carneiro Leão assina a exposição “Jogos frutais”, composta por 80 obras, incluindo 20 telas pintadas com tinta acrílica e 60 desenhos de técnicas variadas. Filha de Eufrásio Barbosa e viúva de Carlos Pena Filho, a olindense produz, em cinco pinturas, mapas oníricos de Olinda e do Recife e exibe, nas outras 15, a diversidade de flores e frutas do estado. O nome da mostra foi extraído de um poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, que também remete à flora da região.
Exposição póstuma “Vestígios de Estranha Civilização”
Humberto Magno dedicou mais de 30 anos de sua vida à produção de peças utilizando isopor
Mia Aragão/Divulgação
A mostra, com curadoria de Ana Gabriella Aires, apresenta ao público 25 trabalhos de Humberto Magno realizados em isopor. Falecido em 2021, o artista plástico se dedicou, por mais de 30 anos, à composição e pintura de isopores coletados nas ruas do Recife.
Exposição “Serpentário”
Obra ‘Aguaceiro’ faz parte da exposição ‘Serpentário’
Gabriela Lacet/Divulgação
Com obras de Bruno Vilela, Giovanna Simões e Juliana Lapa, a mostra coletiva “Serpentário” parte das simbologias ligadas às serpentes para trabalhar as poéticas e pesquisa dos três artistas pernambucanos reunidas pela curadoria de Bruna Rafaella Ferrer.
Exposição “O Auto de Ariano, o realista esperançoso”
Exposição sobre Ariano Suassuna pode ser visitada até março no Shopping RioMar, no Recife
Arnaldo Carvalho/Divulgação
A exposição “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” propõe uma experiência imersiva nos universos artístico e humano do escritor Ariano Suassuna. Idealizada em parceria com o neto mais velho de Ariano, João Suassuna, a mostra conta com 13 salas e apresenta obras inéditas para o público, como manuscritos, fotos raras, trechos de peças teatrais e vídeos.
Exposição “Mancha de dendê não sai”
Exposição ‘Mancha de dendê não sai’ homenageia Morais Moreira no Paço do Frevo
Hugo Muniz/Divulgação
A exposição “Mancha de dendê não sai” homenageia a vida e obra do artista baiano Moraes Moreira, responsável pela composição de várias canções famosas de frevo.
“Iceland — Patinação no Gelo”
Pista de patinação no gelo no Shopping Tacaruna, no Recife
Sophia Aires/Divulgação
O Shopping Tacaruna oferece, como opção para as férias, a pista de patinação no gelo “Iceland”. Com 200 metros quadrados, o espaço é iluminado por lâmpadas de LED e conta com recursos de acessibilidade, equipe de apoio para os visitantes e andadores auxiliares para iniciantes.
Exposição “Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum”
Diogum em imagem de arquivo
Hannah Carvalho/Divulgação
O artista plástico Diogum assina a exposição individual “Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum”. Com curadoria de Bruno Albertim, a mostra traz 60 obras, sendo boa parte delas inédita, feitas com pêndulos e correntes de ferro e metal, que remontam à espiritualidade.
Exposição “Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?”
Obra faz parte da exposição ‘Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?’
Thaís Mendonça/Fundaj
Promovida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) para incentivar a discussão sobre o que é ser mulher na sociedade, a exposição traz cerca de 300 itens produzidos ou reunidos por mulheres, como publicações, vídeos, fotografias, obras de arte, discos, e outras peças preservadas no acervo da fundação.
Exposição “Cosmo/Chão”
Obra dos ceramistas de Itamatatiua, do Maranhão, faz parte da exposição ‘Cosmo/Chão’
Julio Cavani/Divulgação
A exposição propõe intersecções de artistas brasileiros de diferentes estilos e estéticas com o trabalho de Francisco Brennand. Serão cerca de 90 obras assinadas por 15 artistas de oito estados brasileiros.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias