Após 10 anos, zoológico comemora libertação de aranhas gigantes na Europa

O zoológico de Chester, no Inglaterra, está celebrando uma nova conquista. No dia 30 de outubro, o lugar compartilhou nas redes sociais a maior temporada de acasalamento de “aranhas gigantes” já registrada.

Esse feito só foi possível após grandes esforços de reintroduzir os animais de volta ao Reino Unido.

Aranha gigante, da espécie aranha de jangada, em sua teia

Milhares de aranhas gigantes foram libertas pelo zoológico de Chester – Foto: Zoológico de Chester/Reprodução/ND

Há 10 anos, o Zoológico de Chester libertou milhares de aranhas de jangada – que pode medir entre 4 cm a 8 cm de comprimento -, espécie semiaquática que vive em pântanos da Europa.

A libertação serviu como prevenção da espécie, que estava ameaçada de extinção na região, após a destruição de seu habitar natural.

A equipe do zoológico realizou um programa de resgate com a RSPB (Royal Society for the Protection of Birds), reunindo centenas de filhotes de aranhas em tubos de ensaio individuais.

Após isso, a instituição cuidou das aranhas jovens até que elas estivessem prontas para se desenvolver em seu habitat natural.

Maior temporada de acasalamento de aranhas gigantes

Em suas redes sociais, o zoológico celebrou a conquista, com a felicidade de ver as aranhas gigantes retornando para o habitat.

“Há dez anos ajudamos a libertar milhares de “aranhas gigantes” de volta ao Reino Unido. As aranhas de jangada foram criadas aqui mesmo no zoológico, e estamos muito felizes em informar que agora existem mais de 10.000 fêmeas reprodutoras… e elas acabaram de ter a maior temporada de acasalamento já registrada”, comentou.

“Essas aranhas têm um papel importante na manutenção da rica diversidade aquática encontrada nas valas de pastagem em nossas reservas”, disse o gerente da RSPB, Tim Strudwick, à BBC.

Aranha de jangada

De acordo com o Discover Wildlife , as aranhas de jangada comem outras aranhas, libélulas e larvas.

Esses aracnídeos são marrons e possuem listras brancas ou creme ao longo do corpo. Apesar do tamanho intimidador, elas são inofensivas aos humanos.

Aranha de jangada em um pântano

Esse espécie é uma das maiores encontradas na Europa – Foto: Picture insect/Reprodução/ND

A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), considera atualmente a espécie “vulnerável” devido ao declínio do habitat e da população adulta da aranha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.