Lula manda mensagem parabenizando Trump após vitória: ‘A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada’


Outros presidentes da América Latina também se manifestaram sobre a eleição de Donald Trump. Eleição EUA: Lula parabeniza Trump logo após resultado
No Brasil, o presidente Lula parabenizou Donald Trump logo depois da divulgação do resultado. Outros presidentes da América Latina também se manifestaram.
O presidente da Argentina, Javier Milei, nem esperou a confirmação do resultado. Ainda de madrugada, manifestou-se em inglês, em uma rede social. Chamou de “formidável” a vitória de Donald Trump e disse que ele pode contar com a Argentina.
Os presidentes do Uruguai, Lacalle Pou, e do Paraguai, Santiago Peña, também mandaram mensagens pelas redes sociais e sinalizaram interesse em fortalecer as relações.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse aos mexicanos que não há motivo de preocupação, em uma referência à ameaça do republicano de taxar em 25% os produtos mexicanos, caso o país não controle o fluxo ilegal de imigrantes na fronteira.
“Haverá boas relações com os Estados Unidos, estou convencida disso”, afirmou.
Milei repercute vitória de Donald Trump
Reprodução/TV Globo
Onda vermelha: veja como Trump venceu com força na eleição dos EUA
No Brasil, cerca de uma hora e meia depois de anunciada a vitória de Trump, o presidente Lula se manifestou em rede social. Na semana passada, em uma entrevista a uma emissora francesa, ele tinha dito que estava torcendo por Kamala Harris.
Nesta quarta-feira (6), Lula escreveu: “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade”.
E desejou sorte e sucesso ao novo governo.
Lula manda mensagem parabenizando Trump após vitória
Reprodução/TV Globo
Ao ser questionado sobre o impacto da eleição para o Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que é difícil prever um reflexo direto.
“O dia amanheceu mais tenso em função do que foi dito na campanha. Mas entre o que foi dito e o que vai ser feito, nós sabemos que, pois isso já aconteceu no passado, as coisas às vezes não se traduzem da maneira como foram anunciadas. Então, temos que aguardar um pouquinho e cuidar da nossa casa. Cuidar do Brasil, das finanças, da economia, para ser o menos afetado possível, qualquer que seja o cenário externo”.
Haddad fala sobre impacto da eleição nos EUA para o Brasil
Reprodução/TV Globo
Jornalista: você acha que isso pode ter algum impacto politicamente aqui no Brasil dessa vitória do Trump?
Haddad: “É difícil dizer isso, porque você não tem um casamento de eleições entre o Brasil e os Estados Unidos. Não se dá assim, não tem um automatismo”.
LEIA TAMBÉM
Trump anuncia vitória, diz que fechará fronteiras e promete virada nos EUA: ‘Será a era de ouro da América’
Como homens latinos ajudaram a eleger Trump: os grupos que deram vitória ao republicano
Lula parabeniza Trump por vitória na eleição dos EUA, deseja sorte e prega diálogo
Trump eleito presidente dos EUA: veja repercussão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.