Moradores denunciam más condições de estrada rural em Jurucê, distrito de Jardinópolis, SP: ‘ilhados’


Após chuvas nas últimas semanas, tarefas diárias, como sair para trabalhar, ir à escola ou até mesmo entrar em casa se tornaram desafios a centenas de famílias. Sem estrutura na estrada, moradores da zona rural de Jurucê ficam ilhados quando chove
Após as chuvas que atingiram a região nas últimas semanas, tarefas diárias, como sair para trabalhar, ir à escola ou até mesmo entrar em casa se tornaram desafiadoras a centenas de famílias de Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP), que denunciam as más condições estruturais de uma estrada rural que liga o município a uma área de chácaras nas proximidades do Rio Pardo.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com vice-presidente da Associação dos Moradores, Adriano César Seabra, os moradores da região se sentem ilhados e impossibilitados de exercer o direito essencial de ir e vir.
“Estamos atrás da prefeitura, poder público, não tem o que fazer. São mais de 180 famílias, 400 famílias ali para baixo. O direito de ir e vir do cidadão fica onde?”, questiona Seabra.
Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a Prefeitura de Jardinópolis não se pronunciou sobre o caso.
Motoristas denunciam falta de estrutura em estrada rural de Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP)
Carlos Trinca/EPTV
Falta de escoamento
Com aproximadamente dois quilômetros e meio de extensão, a estrada é cercada por imóveis e áreas de plantação, que também têm sido prejudicadas pelo acúmulo de água da chuva.
Mestre de obras experiente, Júlio César Magalhães de Oliveira aponta que a construção de um loteamento próximo à estrada pode ter agravado a falta de escoamento adequado da chuva.
“O bolsão de contenção de água que tem que ser feito antes de qualquer obra, o bolsão de tratamento de esgoto que também tem que ser feito antes de qualquer obra não foram feitos. Eles canalizaram tudo para descer na estrada, onde a gente mora”.
LEIA TAMBÉM
Moradores denunciam problemas de alagamentos em condomínio de Serrana: ‘situação calamitosa’
Furnas mapeia população próxima a hidrelétricas na divisa de SP e MG em plano de prevenção contra desastres
Administrador de uma fazenda às margens da estrada, Euripedes Miguel lamenta os prejuízo na plantação de cana-de-açúcar.
Tentando impedir que a água invadisse o plantio, uma barreira de entulhos chegou a ser erguida, mas sem sucesso.
“O loteamento é no alto e a água vem tudo para cá [na estrada]. Eles não tomam providência nenhuma, até hoje. Está estragando e muito”.
Plantação de cana-de-açúcar invadida por barro em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP)
Carlos Trinca/EPTV
Atolados
Devido à dificuldade dos motoristas em acessar a área pela estrada, alunos da rede municipal estão sem aula, já que o ônibus fornecido pela prefeitura não consegue realizar a rota.
Quem também está no prejuízo é o eletricista Douglas Barreto Vieira, afastado do serviço por 30 dias após sofrer um acidente ao cair da moto enquanto tentava chegar em casa pela via.
“Passei em um buraco ali, tinha uma pedra, a moto escorregou, fui tentar segurar ela, trinquei a clavícula, trinta dias afastado do serviço”.
Durante a gravação da matéria, nem o carro usado pela equipe de reportagem da EPTV escapou do lamaçal e acabou atolado. O veículo foi removido do barro com a ajuda de moradores.
Carro da equipe de reportagem da EPTV Ribeirão Preto (SP) atola em barro em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP)
Carlos Trinca/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão PEuripedes Miguel reto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.