Enem 2024: PF investigará suposto vazamento de imagem no fim da prova

A Polícia Federal (PF) vai investigar supostas imagens de provas Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024 que passaram a circular nas mídias sociais depois do início da aplicação do teste, mas antes de 18h, horário em que estudantes poderiam sair com o caderno de questões na mão.

As imagens retratavam o tema da redação e os textos motivadores, além da íntegra das outras questões aplicadas neste domingo (3/11).

“Por volta das 16h, uma pessoa tentou sair. A gente teve que ter todo procedimento e ela vai ser investigada pela PF”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva. O Ministério da Educação (MEC) não deu detalhes de ocorrências registradas.

Cinco mil eliminados

Quase cinco mil candidatos do Enem 2024 foram eliminados no primeiro dia de provas, neste domingo. A informação também foi repassada pelo MEC na coletiva de balanço após o fim da aplicação do exame.

De acordo com o ministro Camilo Santana, nenhuma intercorrência grave foi registrada.

Além dos 4.999 participantes eliminados, o MEC também registrou 689 problemas logísticos em todo o país, como emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica ou problema com abastecimento de água.

Os motivos que levaram à eliminação de inscritos envolvem:

  • tentar deixar o local de prova com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;
  • portar equipamento eletrônico;
  • ausentar-se antes do horário mínimo permitido;
  • utilizar materiais impressos de apoio/consulta; ou
  • não atender orientação dos fiscais.

A abstenção no primeiro dia foi de 26,6%. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram.

De acordo com o MEC, o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.

Primeiro dia de provas

No primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo metade de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

Além disso, os candidatos precisaram também produzir uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas. O tema deste ano foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

A divulgação das notas individuais será feita apenas em 13 de janeiro de 2025. No próximo domingo (10/11), os candidatos voltarão aos locais de prova para as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.