Mais de 150 mil estudantes devem fazer o Enem em Goiás; saiba o que pode levar


Provas do Enem ocorrerão em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os portões são fechados às 13h (horário de Brasília) e as provas começam meia hora depois. Caneta preta de tubo transparente e documento original com foto são obrigatórios no Enem 2024
Ardilhes Moreira/G1
A primeira prova desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (3). Segundo dados do Ministério da Educação, mais de 150 mil pessoas tiveram suas inscrições confirmadas em Goiás. Como uma das razões de eliminação previstas no edital é o porte de itens não permitidos durante a aplicação da prova, saiba abaixo o que é permitido levar neste dia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes precisam levar documento de identificação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Caso o participante precise comprovar que esteve presente no Enem, é obrigatório emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação.
O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame. A entrada de lanches é permitida desde que esses sejam vistoriados pelo chefe de sala.
LEIA TAMBÉM:
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
SAIBA COMO ASSISTIR: Super Maratona para o Enem terá revisão para a prova neste sábado
Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação das provas. O participante que não cumprir a regra será eliminado do exame.
O uso de outros objetos eletrônicos também não é permitido – o participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de provas. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local.
Conforme o Inpe, ao entrar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones ou tablets; e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.
Itens obrigatórios:
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Documento de identificação (com foto) válido, físico ou digital;
Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame);
É aconselhado, mas não obrigatório:
Cartão de confirmação de inscrição;
São proibidos:
Garrafas térmicas com termômetro de temperatura;
Enem em Goiás
Primeira fase do Enem acontece neste domingo (3)
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior do Brasil. Dados do Ministério da Educação mostram que 150.770 pessoas tiveram suas inscrições confirmadas no Enem esse ano em Goiás. O número é o maior do centro-oeste com folga, já que o segundo colocado é o estado do Distrito Federal, com 74.366 inscrições.
Segundo o ministério, desse total de inscrições em Goiás, 70.701 são estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio. Goiânia concentra mais de 41 mil inscritos no estado.
Neste ano, as provas do Enem ocorrerão em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os portões são fechados às 13h (horário de Brasília) e as provas começam meia hora depois.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Adicionar aos favoritos o Link permanente.